domingo, 29 de setembro de 2013

UM SETEMBRO DIFÍCIL PARA O TIMÃO

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS 4 X 0 SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, DOMINGO, 29/09/12, 16H00, ESTÁDIO MORENA, CAMPO GRANDE, MS, CAMPEONATO BRASILEIRO 2013, VIGÉSIMA QUARTA RODADA.
POR MOISÉS BASÍLIO
Setembro de 2013 foi um mês muito difícil para o time do Corinthians. Foram 9 jogos: 1 vitória (Fla); 3 empates (Náutico, Cruzeiro e Grêmio); e 5 derrotas (Inter, Bota, Goiás, Ponte e Portuguesa). Pelo campeonato brasileiro disputamos 24 pontos: Ganhamos 5 pontos e perdemos 19 pontos. Um aproveitamento de 21%. 
Se começamos o mês dando uma sonora goleada de 4 a 0 no Urubu carioca, fechamos o mês levando uma vergonhosa goleada, pelo mesmo placar, do time rubro-verde do Canindé, num jogo bissexto realizado no Mato Grosso do Sul por interesses comerciais da Portuguesa. 
O que já não era bom, piorou. Na crônica da semana passada, depois do jogo contra o Cruzeiro, a minha inquietação era buscar compreender as causas da má fase. Acredito que lá pelos lados do Parque S. Jorge essa também era a inquietação principal da nossa comissão técnica e da nossa diretoria de futebol. Depois de uma semana de trabalho, longe de se detectar as causas e propor soluções, o que se pode perceber no jogo de hoje foi que o time estava muito tenso, nervoso, apreensivo. 
O próprio Tite não teve condições emocionais para dar sua tradicional entrevista coletiva ao final da partida. Um Emerson Sheik visivelmente abalado, mas articulado nas palavras, analisou em entrevista coletiva o vergonhoso resultado e o desempenho atual do time alvinegro e prometeu dar a volta por cima com trabalho e uma vitória no próximo jogo. Segundo Sheik, só a vitória redime. 
Assisti ao jogo pelo rádio e logo em seguida vi o vídeo dos melhores momentos. O que matou o Corinthians foram os dois primeiros gols, com jogadas semelhantes no início do jogo. A Portuguesa aproveitou a inexperiência do lateral esquerdo Igor pelo lado direito e conseguiu dois cruzamentos  em jogadas do lateral Correa. 
Mas, o Igor não errou sozinho, pois o volante Ibson também tem culpa no cartório ao não dar o combate necessário. Também a zaga bateu cabeça nos dois gols iniciais da goleada da Lusa. 
 
Foto: Cruzamento do Correia e entrada do Gilberto livre para cabecear entre Gil e Edenilson.

Foto: Detalhe do atacante Gilberto chegando antes do Gil para concluir.

São Jorge até que deuuma mãozinha e o arbitro marcou um pênalti para o Timão, que o o Guerrero desperdiçou. Poderia ser o começo da virada, mas a maré não está para peixe. E pior, o Emerson tenta driblar um zagueiro luso na entrada da área, perde a bola e a o adversário arma um contra-ataque. Paulo André e Gil em linha, mas novamente o inexperiente Igor não está acompanhando a jogada e dá condições para o atacante da lusa sair cara a cara com o Cássio. 
Foto: Detalhe do Igor dando condições  para Gilberto na hora do lançamento.

Desesperado o Tite exterioriza a tensão por que passa o time. Ainda no primeiro tempo troca o volante Ibson pelo meia Danilo. No intervalo troca o zagueiro Paulo André pelo Alexandre Pato e o lateral esquerdo Igor pelo volante Jocinei, que fez sua estreia. E no desespero tenta mudar a sorte do Corinthians no jogo. 
Milagres não acontecem todos os dias. E pior, o zagueiro Gil numa bobeada na linha de passes na zaga acaba sofrendo falta do atacante da Portuguesa e na sequência se enrosca com o mesmo e o arbitro não vê a simulação e acaba expulsando o defensor corinthiano por ter usado o cotovelo contra o farsante. 
Perdendo por 3 a 0, com um jogador a menos e com um time frankenstein em campo, a derrota por goleada era inevitável. 
Queiram os deuses do futebol que nossos males terminem junto com o mês de setembro que vai. E que outubro nos traga as fortunas da primavera, um novo ciclo de vitórias e a classificação para a Libertadores 2014, no Brasileirão ou na Copa do Brasil.
__________________________ 
Local: Morenão, em Campo Grande  (MS)
Data/Hora: 29/9/2013 – 16h
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno  Salgado Rizo
Público/renda: 12.316 pagantes. Renda não  divulgada.
Cartões amarelos: Paulo André  (COR)
Cartões vermelhos: Gil (20′/2ºT)  (COR)
GOLS: Gilberto, 7′/1ºT (1-0); Gilberto, 12′/1ºT  (2-0); Gilberto, 31′/1ºT (3-0); Wanderson, 34′/2ºT  (4-0)
PORTUGUESA: Lauro; Correa, Moisés Moura, Valdomiro  e Rogério; Ferdinando (Lima – 37′/2ºT), Bruno Henrique, Moisés e Souza; Bergson  (Cañete – 31′/2ºT) e Gilberto (Wanderson – 10′/2ºT). Técnico: Alexandre  Faganello.
CORINTHIANS: Cássio, Edenílson, Paulo André  (Alexandre Pato – Intervalo), Gil e Igor (Jocinei – Intervalo); Ralf, Ibson  (Danilo – 29′/1ºT) e Douglas; Romarinho, Emerson e Guerrero. Técnico: Tite.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. É amigo Moisés, na vida da gente tem sempre os altos e baixos. Por que também não na vida dos times? Apenas torçam para caírem.

      Excluir