domingo, 26 de maio de 2013

EM NOITE FRIA DE LUA CHEIA BOTAFOGO NÃO DÁ SOPA PARA O TIMÃO

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA 1 x 1 BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS, SÁBADO, 25 DE MAIO DE 2013, ESTÁDIO DO PACAEMBU, SP, CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2013, PRIMEIRA RODADA. 

POR MOISÉS BASÍLIO

Noite fria de outono, lua cheia e Pacaembu lotado. Hoje começa mais um Brasileirão e o Timão fez a sua estreia contra o tradicional adversário da estrela solitária. Jogo muito disputado e ao final um empate. Antes do jogo, à tarde, participei de um belo ato em homenagem à memória do militantes político Olavo Hanssen assassinado pela ditadura militar no mês de maio de 1970.

O ato ocorreu na histórica vila operária Maria Zelia, local onde Hanssen foi preso pela polícia da ditadura durante as comemorações do primeiro de maio daquele ano. Levado ao presídio do DEOPS, Hanssen foi torturado durante vários dias e depois seu corpo foi deixado na cercanias do bairro do Ipiranga. Na época, a denúncia de seu assassinato aos organismos internacionais contribuiu para questionar o governo da ditadura e hoje nos ajuda a resgatar a memória e cobrar justiça ao Estado brasileiro.


Vila Maria Zelia também de boas memorias para os corinthianos, pois foi lá que iniciou no futebol o grande atacante Luizinho, "o pequeno polegar", que nas décadas de 50 e 60 defendeu com brilho o Timão e foi o autor do gol que nos deu o título do Campeonato do IV Centenário da Cidade de S. Paulo e formou uma hábil linha de ataque mosqueteira com Claudio, "o gerente" e Baltazar  "o cabecinha de ouro". 

No Pacaembu encontrei com os amigos Victor e Maria, que moram em Taubaté, filhos dos meus padrinhos de casamento Edu e Marcia. Também junto com a Fiel, o amigo Toninho do Parque Santa Madalena, também padrinho de casamento,  e minha filha Luanda. Depois do jogo, com o Toninho e minha filha, fomos celebrar esse empate no festival de sopas do CEAGESP, onde saboreei a famosa sopa de cebola, minha preferida, e depois a sopa de creme de pinhão com cream cheese, a sopa de berinjela e a sopa de abóbora com carne seca. Só o Botafogo que não deu sopa para o Timão

Na foto: Toninho, Luanda, Moisés, Maria e Victor

Antes do jogo, deu-se a entrega das faixas aos Alvinegros campeões do estaduais de S. Paulo e Rio de Janeiro em 2013. No intervalo outra celebração. Vários jogadores campeões do Brasileirão de 1990 deram uma volta olímpica carregando o troféu conquistado em cima do Tricolor há quase 23 anos. 



O jogo começou com equilíbrio nas ações dos dois times. Mesmo jogando fora o Botafogo não adotou uma tática recuada. Bem postado em campo o Alvinegro carioca manteve forte marcação e bom toque de bola. Salta aos olhos a maestria do habilidoso Seedorf em armar as jogas e nos passes precisos para seus companheiros de equipe. 

E numa bela triangulação pela direita de seu ataque, a linha botafoguense consegue ultrapassar a zaga do Timão e a bola sobra para Seedorf acertar um cruzamento preciso para o meio da área, que encontra o Rafael Marques sozinho entre o lateral Edenilson e o zagueiro direito Gil, para fuzilar a meta defendida pelo grandalhão Cassio e abrir o marcador. 

O time do Corinthians tentava articular as jogadas, mas a forte e boa marcação do Botafogo neutralizava as ações dos mosqueteiros. Nosso centroavante Guerrero ficou isolado na frente e não recebia a bola. Pelos cantos do campo, Romarinho pela direita e Emerson Sheik pela esquerda pouco produziam pela forte marcação adversária. No meio, Danilo e Paulinho também estavam sufocados pela marcação. 

Quando conseguiu romper a boa marcação, como Emerson Sheik fez num contra-ataque a partir de uma bola roubada no meio de campo, o chute certeiro foi espalmado para linha de fundo pelo bom goleiro Jefferson, uma muralha embaixo dos três paus. 

No segundo tempo o Tite trocou Danilo por Douglas e Guerrero por Alexandre Pato. Depois ainda trocaria Paulo André por Chicão, que foi ovacionado pela Fiel ao regressar ao time principal. Tite justificou na entrevista coletiva ao final do jogo que o principal motivo das mudanças foi de ordem física. O time com um todo está muito cansado depois de disputar os Paulistão e a Libertadores. Outros jogadores também estavam em campo no seu limite. 

Como o Timão dirigido pelo Tite tem uma padrão tático de jogo, mesmo em péssimas condições físicas o time acaba rendendo alguma coisa. De início as alterações não renderam resultado, pelo contrário como o cansaço já pegara a maioria da equipe Alvinegra do Parque S. Jorge o ritmo de jogo diminuiu e o Botafogo manteve seu forte padrão de marcação. 

Porém, o craque Douglas que já estava causando burburinho na torcida pela perda constante de bolas para o adversário mostrou seu talento. Numa cobrança venenosa de falta da intermediária, Paulinho resvalou de cabeça a bola cor de laranja, por sorte a mesma bola ainda bateu no volante e ex-corinthiano Marcelo Mattos desviando sua trajetória e encanou o esperto goleiro Jefferson. 

Com o jogo empatado o Timão ainda tentou forçar uma virada. Mas já não tinha gás para isso e também o Botafogo reforçou a sua marcação. Aliás, o Osvaldo de Oliveira também fez alterações ofensivas, com Vitinho e Andrezinho. Com isso fez com que o Timão refreasse seu ímpeto de se jogar ao ataque de qualquer forma. 

Empatar com o Botafogo, mesmo jogando em casa, não foi um mau resultado. Esse time carioca vai dar muito trabalho nesse campeonato. A meta do nosso treinador Tite é fazer entre 10 e 15 pontos nos primeiros 5 jogos do campeonatos,  antes da pequena paralisação do campeonato para a Copa das Confederações, sendo que teremos 3 jogos em casa (Botafogo, Ponte Preta e Portuguesa) e dois jogos fora (Goiais e Cruzeiro). Para isso teremos que fazer a lição de casa e ganhar na próxima quarta-feira em Goiânia, para recuperar os dois pontos perdidos em casa. Vai Corinthians!
__________________________________

FICHA TÉCNICA - Sítio AcervoSCCP: http://www.acervosccp.com/201332.htm
CORINTHIANS – BOTAFOGO 1-1
CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 – 1ª RODADA 
DATA: sábado, 25/05/2013
LOCAL: Estádio Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, São Paulo – Brasil
PÚBLICO: 31.155 presentes (29.295 pagantes + 1.860 não pagantes)
RENDA BRUTA: R$ 940.359,00
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Leandro Pedro Vuaden.
ASSISTENTES: Fabrício Vilarinho da Silva e Dibert Pedrosa Moisés.
GOLS: 25’ Rafael Marques, 73’ Paulinho.
CARTÃO AMARELO: Paulinho e Paulo André; Antônio Carlos.


CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André (75’ Chicão), Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (45’ Douglas); Romarinho, Emerson; Paolo Guerrero (45’ Alexandre Pato). Técnico: Tite.


BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Bolívar, Júlio César (82’ Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel (71’ Vitinho), Lodeiro (79’ Andrezinho), Seedorf; Rafael Marques. Técnico: Osvaldo de Olive
ira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário