sexta-feira, 31 de maio de 2013

AS ARTIMANHAS DAS RODADAS INICIAIS DO CAMPEONATO BRASILEIRO

GOIÁS ESPORTE CLUBE 1 X 1 SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, QUARTA-FEIRA, DIA 29/05/2013, ESTÁDIO SERRA DOURADA, GOIÂNIA, GO, CAMPEONATO BRASILEIRO 2013, SEGUNDA RODADA.

POR MOISÉS BASÍLIO

Início de campeonato tem lá suas artimanhas. As equipes ainda não estão completamente definidas em termos de elenco, como o Santos; algumas equipes ainda estão disputando competições paralelas, como Atlético Mineiro e Fluminense; algumas foram campeãs nos campeonatos regionais e estão na zona de conforto,  como Botafogo, Internacional, Vitória, Coritiba, Goiás; outras ainda perderam o título regional e terão que mostrar serviço para sua torcida, como o S. Paulo, Vasco, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro.

Fazer muitos pontos nesse inicio de campeonato pode fazer a diferença na hora da onça beber água, para equipes consistentes, como foi o Corinthians de 2011, que nos dez primeiros jogos ganhou nove, empatou um e garantiu vinte e oito pontos na tabela e um aproveitamento de noventa e três porcento. 

Mas, também pode significar o tal ouro de tolo para quem ganha esses pontos em cima das fragilidades provisórias de seus adversários. Ou também, a expressão preconceituosa e de mau gosto, "cavalo paraguaio", cunhada e popularizada por setores da imprensa esportiva, para classificar campanhas como foi a do Galo mineiro no primeiro turno do Brasileirão do ano passado, ou a do Corinthians de 2007, que começou bem nos cincos primeiros jogos, com três vitórias, dois empates, aproveitamento de setenta e três porcento e que ao final do campeonato terminou na zona do rebaixamento. 

Como classificar o Corinthians nesse inicio de Campeonato Brasileiro de 2013? Estreou no brasileiro uma semana depois de conquistar seu vigésimo título paulista, mas também depois de ser eliminado injustamente da Copa Libertadores. Cumpriu no último mês uma sequência desgastante de jogos decisivos: Domingo, 28/4 - 4 x 0 Ponte Preta; Quarta-feira, 01/05, 0 x 1 Boca Juniors; Domingo, 05/05, 0(4) X 0 (3) S. Paulo; Domingo, 12/05, 2 x 1 Santos; Quarta-feira, 15/05, 1 x 1 Boca Juniors e Domingo, 19/05, 1 x 1 Santos. A esse histórico recente, junta-se a precária pré-temporada dos atletas principais do time devido à conquista do título mundial em dezembro, que atrasou às férias dos jogadores. Tudo isso para concluir que o time está mau preparado fisicamente. Para o jogo de hoje estão se recuperando, sem condições de atuar, os seguintes atletas do time titular: Renato Augusto, Alessandro, Paulo André e Danilo. Pato e Guerrero, atuaram mas com limitações físicas.

O técnico Tite gosta de usar dois conceitos ao comentar a arte do jogo de futebol em suas explicações: Intensidade e Efetividade. De forma simples a "intensidade" é a medida do volume de jogo de time durante a partida, e a "efetividade" seria os acertos da equipe nos fundamentos do jogo, principalmente não deixar o adversário marcar o gol e fazer o gol no adversário. 

O que garantiu ao Corinthians uma brilhante campanha em 2012 foi manter  maior intensidade nos jogos do que os seus adversários, aliando a isso a efetividade nos fundamentos de defesa, meio campo e ataque. No jogo contra o Goiás o time teve um primeiro tempo com baixas intensidade e efetividade. Dá para ver claramente o esgotamento dos atletas do time, que precisam retomar o condicionamento físico. Os jogadores corinthianos com muitas dificuldades em fundamentos básicos como o passe, o chute a gol, o domínio da bola e o posicionamento em campo. O Goiás com um esquema tático de forte marcação não deixou o Timão jogar e numa jogada de escanteio conseguiu abrir o placar.

No segundo tempo o dedo do treinador Alvinegro se fez sentir na mudança de posicionamento do meia Douglas em campo. Com o aumento de intensidade do meio campo corinthiano o time criou várias oportunidades de gol, mas nossos atacantes não estavam em noite feliz e assim sucessivamente Alexandre Pato e Paolo Guerrero perderam gols feitos. 

Mas, como água mole em pedra dura tanto bate até que fura e como o Goiás não conseguiu encaixar um bom contra-ataque, quase ao final do jogo o habilitoso Douglas joga a bola na área, Ralf briga pela pelota no meio da zaga e a bola cor de laranja do brasileirão acaba sobrando para o segundo volante Guilherme completar e fazer vibrar a galera mosqueteira com um gol sofrido. 

Prevejo que teremos dificuldade nas próximas três rodadas contra Ponte Preta em casa, Cruzeiro no Mineirão e Lusa em casa, pois o time está precisando reprogramar sua preparação física. Depois, durante o recesso para a Copa das Confederações, teremos o tempo necessário para colocar a casa em ordem, recuperando a resistência física do elenco. 



FICHA TÉCNICA - Fonte: Sítio AcervoSSCP: http://www.acervosccp.com/201333.htm
GOIÁS – CORINTHIANS 1-1
CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 – 2ª RODADA 
DATA: quarta-feira, 29/05/2013
LOCAL: Estádio Serra Dourada, Goiânia, Goiás – Brasil
PÚBLICO: 31.074 pagantes
RENDA BRUTA: R$ 815.800,00
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Rodrigo Nunes de Sá.
ASSISTENTES: Wagner de Almeida Santos e Luiz Cláudio Regazone.
GOLS: 36’ Ernando, 86’ Guilherme.
CARTÃO AMARELO: Cícero, Renan, Rodrigo, Valmir e William Matheus; Emerson e Fábio Santos.
CARTÃO VERMELHO: 43’ Enderson Moreira.

  
GOIÁS: Renan; Vitor, Rodrigo, Ernando, William Matheus; Dudu Cearense (84’ Davi), Ramon, Thiago Mendes, Hugo (76’ Valmir Lucas); Walter e Araújo (81’ Renan Oliveira). Técnico: Enderson Moreira.


CORINTHIANS: Cássio; Edenílson (65’ Léo), Chicão, Gil, Fábio Santos; Ralf, Guilherme (89’ Willian Arão), Douglas; Romarinho, Emerson (57’ Paolo Guerrero); Alexandre Pato. Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário