sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAPÍTULO FINAL: VIGÉSIMO SÉTIMO TÍTULO E AS LEMBRANÇAS DO PRIMEIRO

SANTOS FUTEBOL CLUBE 1 X 1 SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2013, ESTÁDIO URBANO CALDEIRA, SANTOS, SP, CAMPEONATO PAULISTA DE 2013, SEGUNDO JOGO DA FINAL 

POR MOISÉS BASÍLIO


Gosto do Paulistão, mas tenho que reconhecer que é um título menor hoje em dia. Já teve seus tempos de glórias e nas prateleiras de troféus do Parque São Jorge é possível resgatar essa memória. Sempre que posso fico horas observando os troféus e absorto imagino a história de como cada um deles foram ganhos. 

Cada troféu é o símbolo de uma conquista. E a primeira grande conquista corinthiana foi o Campeonato Paulista de 1914, há 99 anos, em pleno início da Primeira Grande Guerra Mundial. Futebol amador e sem a força de mídia dos dias atuais, provavelmente o título foi comemorado somente por um pequena e vibrante torcida alvinegra depois da vitória do S.C. Corinthians por quatro a zero sobre o Campos Elyseos, no domingo, oito de novembro de 1914,  no campo do Parque Antártica, que na época fora confiscado pelo governo do antigo Germânia, atual Pinheiros, clube da colônia alemã em S. Paulo, por conta da guerra.

O jornal O Estado de S. Paulo, que em sua primeira página trazia notícia da grande guerra, fez o seguinte relato do jogo, na página 4 de sua edição da segunda-feira, 9 de novembro de 1914: 

"LIGA PAULITA DE FOOT-BALL - CAMPOS ELYSEOS VERSUS CORINTHIANS - Apesar do mau tempo, com boa concorrencia, realisou-se hontem no Parque Antartica, o 'return'-match Campos Elyseos-Corinthians para a disputa do campeonato deste ano. A's 16 horas e poucos minutos, o sr. Eskdren do Germania, chamou os contendores ao campo, cabendo a escolha ao Campos Elyseos. dada a sahida, o Corinthians avançou velozmente e Neco, escapando com a bola, da sua extrema shoota violentamente em goal; Baptista defende porém fracamente; Approveita Apparicio esta opportunidade e com um bellisimo kick marca logo no primeiro minuto de jogo o primeiro ponto pra o seu team. 
Recomeçada a luta o Campos Elyseos em bellos passes, avança resolutamente para o goal adversario sendo impedido por Bianco, que salva em 'coner', o qual batido não surte effeito. Estabelece-se, por algum tempo, renhida luta no centro do campo"...

E nesse compasso o texto narra todo o jogo que termina o primeiro tempo com o placar de um a zero. No segundo tempo o Corinthians joga muito melhor e aplica uma sonora goleada de quatro a zero, com mais três gols que saem dos pés de Neco, Police e Peres. 




Nosso primeiro troféu do futebol
(Foto: Arquivo Victor Hugo)
Fonte: Memorial do Corinthians - Sítio Todo Poderoso Timão

Noventa e nove anos depois o Timão conquista mais um campeonato paulista e leva o vigésimo troféu do Paulistão para o Parque S. Jorge, com méritos. Durante todo o campeonato o Timão foi superior aos seus adversários. Parte do campeonato jogou com o time reserva. No início do campeonato por conta da pré temporada e depois por conta da Copa Libertadores. 

No balanço final o Timão não perdeu nenhum clássico e só teve duas derrotas durante todo o campeonato, para a Ponte Preta, com o time reserva, no início da fase de classificação e para o Linense, também com time reserva, na parte final. Com o time reserva também obteve muitos empates, mas quando foi necessário o time titular buscou bela vitórias.

No jogo final contra o Peixe, na Vila Belmiro, o Mosqueteiro foi o dono da partida. Jogando na casa do adversário não teve medo e jogou com desenvoltura. Dominou o jogo, criou muitas oportunidade de gol e mesmo saindo atrás no placar, não se apavorou, e nem deu tempo para desesperar os torcedores, pois logo conseguiu o empate numa primorosa joga de ataque que culminou com uma precisa conclusão do nosso Zidanilo.

Se cada conquista tem uma história e sua marca, o vigésimo sétimo titulo vai ficar na memória como aquele que tirou do Santos a possibilidade de conquistar o tetra campeonato paulista. 
_______________________________________________________________________________________________


FICHA TÉCNICA - Fonte: Sítio do AcervoSCCP - http://www.acervosccp.com/201331.htm 
SANTOS – CORINTHIANS 1-1
CAMPEONATO PAULISTA 2013 – FINAL
DATA: domingo, 19/05/2013
LOCAL: Estádio Urbano Caldeira, Santos, São Paulo – Brasil
PÚBLICO: 14.740 pagantes
RENDA BRUTA: R$ 867.256,62
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Guilherme Ceretta de Lima.
ASSISTENTES: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis.
GOLS: 26’ Cícero, 28’ Danilo.
CARTÃO AMARELO: Arouca e Renê Júnior; Cássio, Edenílson, Fábio Santos e Romarinho.

SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval, Léo; Renê Júnior (77’ Patito Rodríguez), Arouca, Felipe Anderson, Cícero; André (57’ Miralles) e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho.

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André, Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo; Romarinho (75’ Alexandre Pato), Emerson (58’ Edenílson); Paolo Guerrero (82’ Douglas). Técnico: Tite.

[Com este resultado, o Corinthians faturou o Campeonato Paulista pela 27ª vez, aumentando a vantagem para os rivais Palmeiras, segundo maior vencedor com 22 taças, e São Paulo e Santos, com 20 cada um. A conquista foi dedicada à torcida corinthiana. Ao final do duelo, Tite correu em direção aos torcedores, bateu no peito e fez uma saudação. Segundo o técnico, foi um gesto de gratidão pelo apoio recebido após a queda quatro dias antes nas oitavas de final da Copa Libertadores. “Retribuímos o carinho. Quando fomos desclassificados da forma como foi, lutando, eles reconheceram”, disse Tite, que ganhou pela primeira vez a competição Estadual. O feito ainda impediu que o Santos faturasse o tetracampeonato consecutivo e o igualasse o Paulistano, vencedor entre 1916 e 1919. Palmeiras, em 1963, e São Paulo, em 1970, já tinham evitado um tetra santista. O ponto negativo da final ocorreu aos 85 minutos. Alguns torcedores do Timão acenderam sinalizadores e a partida foi interrompida por dois minutos. Desde a morte causada em Oruro, na estreia do time na Libertadores, o uso de sinalizadores dentro dos estádios no Brasil foi proibido.] - Fonte: AcervoSCCP - http://www.acervosccp.com/201331.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário