domingo, 24 de março de 2013

É SEMPRE BOM GANHAR DO BUGRE NO BRINCO DE OURO DA PRINCESA

GUARANI FUTEBOL CLUBE 0 X 1 S.C. CORINTHIANS PAULISTA - DOMINGO, 24/03/13, ESTÁDIO BRINCO DE OURO DA PRINCESA, CAMPINAS - CAMPEONATO PAULISTA 2013, 14ª RODADA.

POR MOISÉS BASÍLIO

A poucas rodadas para o fim da primeira fase do campeonato, cada jogo vai tendo sua emoção especial. 

Hoje o Corinthians entrou em campo para ganhar e buscar ficar entre os quatros primeiros colocados e se classificar com a vantagem de jogar em casa nas quartas de finais.

Já para o Bugre a missão do jogo era somar pontos para sair da zona de rebaixamento. Depois de um excelente Campeonato Paulista em 2012, quando ficou como vice-campeão, o Guarani foi rebaixado para a série C do Campeonato Brasileiro no segundo semestre de 2012 e entrou em crise profunda. 

O time campineiro tem uma bela história. Por pouco não se tornou mais um dos grande do futebol paulista, junto com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. 

O momento histórico do Guarani foi a conquista do Campeonato Brasileiro de 1978, com aquele timaço que derrotou o Palmeiras na final e era formado por: Neneca; Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé CarlosRenato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó (Adriano), tendo como  técnico o mineiro Carlos Alberto Silva.

O Guarani não conseguiu dar sequência às conquistas nos anos seguintes, mesmo montado bons times e revelando grandes craques do quilate de: Neto, Evair, Amoroso, Luizão, Ricardo Rocha e Djalminha. Depois erros de gestão na administração do clube acabaram por interromper essa trajetória de acessão.

Mas, sempre que o Guarani entra em campo para jogar contra o Timão essas lembranças dos grandes jogos do passado me vem à cabeça, como aqueles dois jogos da final do Campeonato Paulista de 1988, ganho pelo Corinthians com um gol do jovem Viola, desviando um chute do polivalente e esforçado Wilson Mano. 

O jogo de hoje começou com um amplo domínio do time alvinegro do Parque S. Jorge. E numa boa jogada, Emerson Sheik deu um bom passe de puxeta para o vibrante atacante Guerrero, que ganhou do zagueiro e fuzilou a meta bugrina. 

Com um a zero no placar, logo no inicio do jogo, o Corinthians foi para frente, mas pecou nas finalizações. Ainda no primeiro tempo o goleirão Cassio saiu de campo contundido depois de um escorregão ao sair para desviar uma bola. O sempre seguro Danilo Fernandes deu conta do recado.  No segundo tempo outro infortúnio, dessa vez com o excelente meia Renato Augusto, que também se contundiu quando dava uma arrancada para o ataque. Provavelmente é um estiramento muscular que o deixará em inatividade por alguns jogos. Entrou Jorge Henrique e também deu conta do recado. 

Essa é uma vantagem do elenco corinthiano em 2013, se comparado com os elencos de 2011 e 2012. Sempre há jogadores de nível semelhante para as substituições. 

No segundo tempo o ritmo de jogo do Corinthians diminuiu e o Guarani cresceu. Não a ponto de assustar, mas levou perigo de acertar algum contra-ataque bissexto e empatar o jogo. Felizmente a nossa defesa hoje garantiu o "bicho", os três pontos e o quinto lugar na tábua de classificação. 

E para o Guarani ficou o gostinho de que vai emendar mais um rebaixamento. 



Ficha técnica (Fonte: Sítios Terra e Federação Paulista de Futebol)
GUARANI 0 X 1 CORINTHIANS
Gols
CORINTHIANS: Paolo Guerrero, aos 5min do primeiro tempo
GUARANI: Léo; Boiadeiro (Oziel), Thiago, Cássio (Thiago Matias) e Diogo; Ademir Sopa (Cadu), Coutinho, Marquinhos e Thiago Gentil; Ronaldo Mendes e Fernando Gaúcho
Treinador: Branco
CORINTHIANS: Cássio (Danilo Fernandes); Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme, Renato Augusto (Jorge Henrique) e Danilo (Edenilson); Emerson e Guerrero
Treinador: Tite
Cartões amarelos
GUARANI: Marquinhos e Ademir Sopa
CORINTHIANS: Danilo
Árbitro
Orlando Wohnrath (SP)
Local
Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário