segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A SEPTUAGÉSIMA PARTIDA DA CANSATIVA E DESUMANA TEMPORADA

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA 1 X 0 FLUMINENSE FOOTBOLL CLUB, Domingo, 10/11/2013, 19h30, Arena da Fonte Luminosa, Araraquara, SP, Campeonato Brasileiro 2013, Trigésima Terceira Rodada.

Por Moisés Basílio 

Enfim, terminou a maratona pelos campos do interior de S. Paulo ditada pela punição de cinco jogos sofrida devido ao mau comportamento de setores da torcida nos jogos contra o Vasco e a Portuguesa. Fui duas quartas-feiras à Mogi Mirim, um sábado à Itu e um domingo em Araraquara. Hoje acompanhei ao jogo pelo rádio. 

Saudades do velho Pacaembu. Mas, ficará para sempre marcado na memória essa peregrinação, junto com vários amigos, acompanhando o Timão, cujo o saldo foi positivo em que pese a má fase do time: Três vitorias contra Bahia, Criciúma e Fluminense; e dois empates contra Atlético do Paraná e Santos. 

Foi a septuagésima partida disputada pelo Timão na temporada 2013. Com mais cinco partidas restantes para o termino do Campeonato Brasileiro, o time jogará 75 vezes no ano. A título de comparação cabe mencionar que o grande "Futbol Club Barcelona" (grafia catalã) na temporada 2012/2013 disputou um total de 60 partidas e o campeoníssimo "Fußbal-Club Bayern, München eingetragener Verein (grafia alemã) jogou apenas 54 partidas na temporada passada.

Os números do Timão deixam a desejar em 2013: 27 vitória, 29 empates e 14 derrotas. Mas, se levarmos em conta que em 2012 o time jogou 76 partidas, 2013 é a consequência desse calendário desumano.

Não há duvidas que nosso calendário em nome dos interesses econômicos não respeita os limites físicos de um atleta profissional. Não é correto expor um jogador de futebol a tantos jogos assim numa temporada. O estado dos jogadores corinthianos neste final de temporada é uma prova eloquente disso. Contusões, cansaço físico e emocional, perda da qualidade técnica e tática em campo são algumas das consequências.  

Em campo Corinthians e Fluminense, campeões brasileiros de 2011 e 2012 estão como fruta em fim de feira em 2013. O Fluminense em pior estado, com o resultado desse jogo entrou na famigerada zona do rebaixamento. O time corinthiano jogou melhor e criou boas oportunidades de gols no primeiro e segundo tempos, mas como já vem tornando-se rotina não conseguiu concretizar os lances em gol. 

Quanto tudo fazia crer que o décimo sexto empate aconteceria, o polêmico pênalti foi marcado. Para delírio da Fiel Alexandre Pato sofreu o pênalti e assumiu a responsabilidade de bater. E foi para a galera!  
__________________________________________

CORINTHIANS – FLUMINENSE 1-0
CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 – 33ª RODADA 
DATA: domingo, 10/11/2013
LOCAL: Estádio Adhemar Pereira de Barros, Araraquara, São Paulo – Brasil
PÚBLICO: 14.438 pagantes
RENDA BRUTA: R$ 451.160,00
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: André Luiz de Freitas Castro.
ASSISTENTES: Cristhian Passos Sorence e Cleriston Clay Barreto Rios.
GOL: 90’ Alexandre Pato (p).
CARTÃO AMARELO: Alexandre Pato e Emerson; Edinho.
CARTÃO VERMELHO: 89’ Anderson. 


CORINTHIANS:  Walter; Edenílson, Gil, Paulo André, Alessandro; Ralf, Guilherme 

(70’ Diego Macedo); Renato Augusto (62’ Alexandre Pato), Douglas (55’ Rodriguinho); 
Romarinho e Emerson. Técnico: Tite.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Anderson, Gum, Leandro Euzébio; Edinho, 

Diguinho (30’ Valencia), Jean, Wagner (55’ Igor Julião), Felipe; 
Marcelinho (73’ Biro Biro) e Rafael Sóbis. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário