domingo, 10 de fevereiro de 2013

SEGUE O VELHO TABU COM O AZULÃO

S.C. CORINTHIANS PAULISTA 2 X 2 A.D. SÃO CAETANO, Sábado 09/02/2013, 16h20, Estádio do Pacaembu, Campeonato Paulista 2013, Primeira Fase, Jogo 7.

Por Moisés Basílio

Em companhia da Letícia e da Luanda em tarde de chuva no Pacaembu. 

          No universo paralelo criado pelos deuses do futebol existem vários mistérios. Um desses mistérios leva o nome de tabu. Diferente de seus significados na psicanálise ou na antropologia, o conceito de tabu no futebol é mais simples e acontece quando um time não ganha do outro por algum tempo ou também quando um time tem dificuldades de ganhar de outro time constantemente.

          Esse fenômeno tem cercado aos confrontos entre Corinthians e Azulão. O São Caetano é um adversário recente do Timão e a primeira partida entre ambos foi realizada em 2000. De lá para cá foram realizados 29 jogos, contando com o desse sábado, com o seguinte retrospecto: 11 vitórias do Corinthians; 13 vitórias do São Caetano; e 5 empates.

          Já no Pacaembu os números são: 4 vitórias do Corinthians; 7 vitórias do São Caetano; e 3 empates.

          De posse desses números desvantajosos para o Timão, comentei com minha filha que o jogo não seria fácil, embora o Azulão não venha fazendo boa campanha do Paulistão. A novidade do time do ABC foi as estreias dos veteranos Rivaldo e Fábio Costa.

          O jogo começou com forte marcação dos dois lados. O São Caetano mostrava que não tinha receio de enfrentar o Corinthians. Montou um forte sistema defensivo, mas não abdicou do ataque. Mas, numa boa troca de passes entre Alessandro e Jorge Henrique, esse último cabeçou com força e o Fábio Costa, ainda sem muito ritmo de jogo acabou aceitando o gol. Quando terminou o primeiro tempo pensei que os deuses do futebol estavam dormindo e que o tabu não valeria hoje.

          Mas, no segundo tempo os deuses acordaram, e logo no início, a estrela do craque Rivaldo brilhou. Aproveitando de um descuido da defesa, saiu da marcação do Alessandro e se postou sozinho na pequena área corinthiana para fazer cumprir o tabu decretado pelos deuses do futebol.

Na foto é possível ver o descuido do lateral Alessandro e o hábil Rivaldo correndo em sua costa para cabecear sozinho.

          Esse gol do Rivaldo, o céu escurecendo com nuvens negras prenunciando uma tempestade de verão, o alvinegro perdido em campo, eis o enredo da primeira metade do segundo tempo desse jogo. E para piorar a situação o ágil Danielzinho, num milimétrico lançamento de Aílton,  que havia entrado no lugar do Rivaldo, supera as indecisões de Paulo André e do goleiro Danilo e põe a bola no fundo da nossa rede.

         Tudo pareci perdido. A chuva começa a cair forte. Em campo o Corinthians parte como uma avalanche ao ataque. Tite aproveita a expulsão do zagueiro do Azulão, na única falha do goleiro Fábio Costa, e enche o time de atacantes: Pato no lugar do Fábio Santos; Romarinho no lugar do Alessandro; e Renato Augusto no lugar do Gil. Tudo ou nada, ousadia do treinador que correu o risco de levar mais um gol quando o experiente Geninho pôs o serelepe e "liso" Jobson no ataque.

          Aos 42 minutos a estrela do Paulinho brilhou novamente ao receber um passe açucarado do Romarinho dentro da grande área, deslocar o zagueiro e acertar um belo chute que fez a bola morrer no fundo das redes do veterano Fábio Costa.

         
Paulinho na linha de ataque executa seu tiro certeiro e vence a defesa do time do Azulão.

          O Timão ainda tenta a virada, mas os deuses do futebol acordados pela forte chuva fazem valer o tabu. Fica para o próximo jogo entre ambos a esperança de acabar com esse mistério. 

Ficha técnica
CORINTHIANS 2 x 2 SÃO CAETANO
CORINTHIANS: Danilo Fernandes; Alessandro (Romarinho), Gil (Renato Augusto), Paulo André e Fábio Santos (Alexandre Pato); Paulinho e Ralf; Jorge Henrique, Danilo e Emerson; Guerrero
Treinador: Tite
SÃO CAETANO: Fábio Costa; Samuel Xavier, Eli Sabiá, Gabriel e Fernandinho; Leandro Carvalho, Moradei, Éder e Rivaldo (Aílton); Vandinho (Jobson) e Danielzinho (Adriano)
Treinador: Geninho
Cartões amarelos
CORINTHIANS: Alessandro
SÃO CAETANO: Moradei, Samuel Xavier e Gabriel
Cartão vermelho
SÃO CAETANO: 
Eli Sabiá


Árbitro
Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário