sábado, 2 de julho de 2016

EITA JOGUINHO RUIM DE FAZER DÓ

América Futebol Clube 0 x 2 Sport Club Corinthians Paulista. Dia 29/06/16, 21h45, Arena Independência, Belo Horizonte, MG, Campeonato Brasileiro de Futebol 2016, 12ª Rodada. 

Por Moisés Basilio

     Os times mineiro e paulista protagonizaram um futebol de péssima qualidade na noite desta quarta-feira, festa de São Pedro, na aprazível cidade de Belo Horizonte. Erros grosseiros na parte dos fundamentos básicos do futebol, falta de criatividade no domínio da arte do jogo de futebol e sofrível sistema tático de ambos treinadores. 

   Triste momento para o time de Parque São Jorge, pois nesta altura do campeonato ainda não se conseguiu definir um esboço de time titular convincente devido ao processo de desmonte promovido pelo mercado do futebol e pela seleção brasileira sobre nossas hostes. 

     Na defesa o titular Cássio perdeu posição para o reserva Walter, que se machucou. Cássio retomou a titularidade, mas não vem convencendo. Nas laterais é o único setor do time onde os titulares estão definidos. Na direita Fagner, tendo como reserva imediato o garoto da base Léo Principe, sem experiência no time de cima, depois da perda do reserva experimenta Edilson para o Grêmio. Na esquerda Uendel, também tendo como reserva outro garoto da base, o Guilherme Arana, já testado no campeonato passado. 

   Na zaga nada está definido depois da venda de Gil e Felipe. Contusões e suspensões não deixaram  ninguém se firmar até o momento. Os quatro zagueiros, Fabián Balbuena, Yago, Vilson e Pedro Henrique são apostas. Balbuena parece o único já com experiência e preparo para assumir a posição de titular.

   No meio de campo a indefinição é grande. A dupla de volantes, que a maioria dos técnicos brasileiros gostam de escalar e que tenho sérias dúvidas sobre sua eficácia no sistema de jogo, tem vivido várias formações: Bruno Henrique e Elias; Cristian e Bruno Henrique; Bruno Henrique e Rodriguinho. Ainda tem os reservas que pouco tem jogado: Willians, o garoto Maycon e o recém contratado  do Audax Osasco, a revelação do Paulistão 2016, Camacho.

   Entre os meias as indefinições continuam. Temos seis meias de ofício: Danilo, excelente jogador para compor o elenco pela sua história no clube e experiência, mas sem condições físicas para ser titular e jogar 90 minutos; Marquinhos Gabriel que tem apresentado bom desempenho técnico; Giovanni Augusto e Guilherme que têm potencial técnico, mas oscilam e não conseguem boas sequências de jogos; Marlone que se machucou e não ganhou ritmo de jogo; e Rodriguinho que é excelente para compor o grupo, mas que ainda não mostrou qualidades para a titularidade. Enfim, nem de longe conseguimos os substitutos para a dupla de meias do time vitorioso de 2015, Renato Augusto e Jadson. 

   No ataque as deficiências técnicas são as mais sentidas. Temos um grupo de atacantes com muita boa vontade e que como coadjuvantes são ótimos, mas não são protagonistas. São eles: Luciano, Romero, Lucca, André, Rildo e  o jovem Isaac, revelação da Copinha de 2015 pelo Botafogo de Ribeirão Preto e que integra as categorias de base e agora foi promovido para o profissional.

   Finalmente temos um técnico, o Cristóvão Borges, em início de trabalho e que também é um aposta.

  Sendo assim, a vitória alcançada em BH foi importante pelos três pontos alcançados, mesmo com o time jogando feio e tendo anotado um gol de pênalti duvidoso. Porém é bom comemorar com ressalvas. Não foi tanto o mérito do elenco corinthiano a causa da vitória, e sim a debilidade do escrete mineiro, sério candidato ao rebaixamento. 
____________________________________________


Fonte: Interne, sítio Meu Timão, acessado em 02/07/2016, https://www.meutimao.com.br/jogo/29-06-2016/brasileirao/america-mg-0-x-2-corinthians


FICHA TÉCNICA


Campeonato:Brasileirão 2016
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (Fifa-MS) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Adalberto e Leandro Guerreiro (América). Marquinhos Gabriel (Corinthians).
Gol: Romero (Corinthians), aos 9 minutos do primeiro tempo, e Marquinhos Gabriel (Corinthians), aos 29 minutos do segundo tempo
AMÉRICA-MG: João Ricardo; Jonas, Alison, Adalberto e Danilo (Gilson); Leandro Guerreiro, Claudinei, Ernandes e Alan Mineiro(Matheusinho); Osman e Victor Rangel (Borges)
Técnico: Sérgio Vieira
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Fabián Balbuena e Uendel; Bruno Henrique e Rodriguinho (Camacho)(Willians); Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto (Guilherme) e Ángel Romero; Luciano.
Técnico: Cristóvão Borges

2 comentários:

  1. Moisés Basílio Leal vem mostrando em suas crônicas a real realidade corinthiana de forma competente e concisa...Salve Corinthians.

    ResponderExcluir
  2. Moisés Basílio Leal vem mostrando em suas crônicas a real realidade corinthiana de forma competente e concisa...Salve Corinthians.

    ResponderExcluir