domingo, 29 de maio de 2016

EM DUAS MANHÃS A DONA FELICIDADE BATE À PORTA DO TIMÃO NESTA SEMANA

Por Moisés Basílio
     Nada como um dia após o outro para que os problemas se resolvam, de um jeito ou de outro. E para o time do Corinthians foi no tempo de uma semana que a crise instalada com a derrota frente ao Vitória, no domingo passado, foi momentaneamente resolvida. 

     Na fria manhã de feriado de Corpus Christi mais de 35 mil torcedores encheram a Arena Corinthians para vibrar no confronto com o time da Macaca Campineira. E o escrete Alvinegro não se fez de rogado diante da boa campanha da Ponte, que no sábado passado bateu sem dó, nem piedade, o time palestrino da capital. 

     Antes da metade do primeiro tempo o placar já acusava 2 a 0. No primeiro lance, atrás do gol onde me encontrava na Arena, numa jogada em profundidade, o meia Marquinhos Gabriel ganhou a disputa na velocidade de seu oponente e consegui cruzar a bola bem rente à linha de fundo, e para a infelicidade do zagueiro Kadu (que jogou no Corinthians no fatídico ano de 2007) a bola resvalou nele e matou o goleiro João Carlos indo morreu no fundo do gol. 

     Já no segundo gol, quando o sol despontava forte, foi marcado um escanteio para o Corinthians. No meu canto fiquei zangado quando o ataque Alvinegro ao invés de alçar a bola na zona do agrião, executou uma jogada ensaiada. Nem deu tempo de curtir a raiva, pois na continuidade da jogada a bola resvalou para a entrada da grande área e o sofrido Bruno Henrique conseguiu dar um chute portentoso que estufou a rede do goleiro ponte-pretano e explodiu o coração da Fiel.  Será que na posição de segundo volante, que é a sua de origem, conseguirá ele dar a volta por cima e se firmar com titular? Outra boa atuação teve o seu companheiro Cristian, atuando como primeiro volante, e jogando um jogo inteiro como titular. Boa sorte ao Cristian que tantas alegrias já deu para a Fiel Torcida. 

     Com o placar favorável no primeiro tempo, a dúvida era se conseguiríamos manter o mesmo ritmo de jogo na etapa complementar e não deixar com que o fantasma do jogo de domingo passado contra o Vitória aparecesse. 

     O segundo tempo começou com a Ponte Preta dando um suadouro na equipe do Parque São Jorge. Mas aguentamos o tranco e equilibramos o jogo e ainda o meia Guilherme, que vem numa crescente de atuações, fez um belo gol para selar a vitória numa manhã feliz.

     Já neste domingo, novamente no horário matutino das 11 horas, o adversário foi a sempre difícil equipe do Sport Recife, jogando em casa. E pelas leis do mercado capitalista que comercializa o futebol restou-me a opção de assistir a partida pela transmissão do velho rádio. Os tempos são outros e o velho radinho de pilhas deu lugar ao telefone inteligente (Smartphone em inglês) o que me possibilitou acessar pela rede mundial de computares (internet) a rádio Jornal de Pernambuco, a mais popular da capital pernambucana, e assistir ao jogo com o olhar do "Outro", através da narração de Arouco Costa, dos comentários Raph de Carvalho e reportagens de Igor Moura, da equipe intitulada de "escrete de ouro". 

     O mercado da nossa sociedade capitalista é democrático nos limites do seu poder econômico. Quem quiser ver ao jogo do Corinthians x Sport no Recife pode passar um fim de semana na aprazível Recife e gastará algo em torno de 3 mil à 5 mil reais entre passagem, hospedagem, ingresso e alimentação (lembre-se que o salário mínimo hoje é de 880 reais).  Se quiser ver pela televisão terá que ter uma assinatura de um canal e pagar cerca de R$ 60,00 por mês por um período de um ano, porque esse jogo só passou pelo sistema chamado "Pagar Para Ver" do inglês "Pay-Per-View" (PPV). 

     Se o mercado capitalista é foda para um simples jogo de futebol, imagine para o resto... Que haja cidadania para lutar por diretos e que reaja a cidadania para garantir direitos.

     Mas, voltando ao futebol que assisti pela transmissão do rádio pernambucano, o Corinthians novamente teve uma manhã feliz, venceu e convenceu, com um gol de Marquinhos Gabriel, o seu primeiro com a camisa Alvinegra do Parque São Jorge e outro do garoto Lucca, que entrou no segundo tempo com a garra corinthiana. 

     Só me resta pedir que o futebol dessas manhãs de final de outono aqueça o inverno de vitórias do Timão rumo ao heptacampeonato e que a tal de dona felicidade continue a bater em nossa porta. Axé!
_____________________________________________________________

Ficha Técnica de Corinthians 3 x 0 Ponte Preta. 
Fonte: Internet, Sítio Meu Timão, acessado em 29/05/2016, https://www.meutimao.com.br/noticia/213142/ficha_tecnica_corinthians_3x0_ponte_preta 
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 26 de maio de 2016, quinta-feira
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fábio Rogério Baesteiro e Bruno Salgado Rizo (ambos de SP)
Cartões amarelos: Vilson , Bruno Henrique e Cristian (COR); João Carlos, Renê Júnior, e Cristian (PON).
Gols: Kadu (contra), 14'/1ºT (1-0); Bruno Henrique, 21'/1ºT (2-0); Guilherme, 34'/2ºT (3-0).
CORINTHIANS: Walter, Fagner, Felipe, Vilson e Uendel (Guilherme Arana); Bruno Henrique, Cristian, Marquinhos Gabriel, Guilherme e Giovanni Augusto (Marlone); Luciano (André). Técnico: Tite.

PONTE PRETA: João Carlos; Jeferson, Douglas Grolli, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Matheus Jesus (Renê Júnior) e Ravanelli (Cristian); Felipe Azevedo, Clayson (Thiago Galhardo) e Wellington Paulista.
Técnico: Eduardo Baptista.
_______________________________________
FICHA TÉCNICA: Fonte: Internet, Sítio Meu Timão, acessado em 29/05/2016, https://www.meutimao.com.br/noticia/213396/ficha_tecnica_sport_0x2_corinthians
SPORT 0 X 2 CORINTHIANS
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 29 de maio de 2016, domingo
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)
Público: 16.331 torcedores
Renda: R$ 257.225,00
Cartões Amarelos: Rithely e Renê (Sport); Guilherme (Corinthians)
GOLS: Lucca, aos 24, e Marquinhos Gabriel, aos 33 minutos do segundo tempo
SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê (Rodney Wallace); Rithely, Serginho, Everton Felipe, Diego Souza e Gabriel Xavier (Túlio de Melo); Edmilson
Técnico: Oswaldo de Oliveira
CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Vilson e Uendel; Cristian, Bruno Henrique, Guilherme, Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto (Marlone); Luciano (Lucca)
Técnico: Tite

Nenhum comentário:

Postar um comentário