domingo, 15 de maio de 2016

BRASILEIRÃO 2016: DADA A LARGADA DA CORRIDA MALUCA

Sport Club Corinthians Paulista 0 x 0 Grêmio de Foot-ball Porto Alegrense, Domingo, 15/05/2015, 16h00, Arena Corinthians, Itaquera, 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2016.

Por Moisés Basílio Leal


A Corrida Maluca foi um desenho animado americano, produzido pela produtora Hanna-Barbera, que passou na televisão brasileira nos anos de 1970 e narrava uma corrida onde acontecia de tudo entre a largada e a chegada, nada era previsível, a não ser a derrota do vilão Dick Vigarista, auxiliado pelo seu ajudante Muttley, pilotando o carro 00, Máquina do Mal. 

No Brasileirão também é assim: Entre os 20 times que integram a disputa tudo pode acontecer, principalmente no ano de 2016 que terá um calendário com Copa América e Olimpíadas, desfalcando vários times, em várias rodadas, de seus melhores jogadores,  como Elias, Luciano, Balbuena e o goleiro Matheus Vidotti do Timão. Além disso, no meio do ano, com o campeonato em andamento as janelas de transferências de jogadores da Europa e Ásia serão abertas e levarão provavelmente alguns dos nossos melhores jogadores, deixando vários times desfalcados, como os cotados Elias, Fagner, Felipe e Cássio do Corinthians. 

No Brasileirão o nosso vilão Dick Vigarista é a CBF e seu parceiro Muttley  com certeza é Rede Globo. Ao contrário do desenho animado, CBF e Rede Globo são os invariavelmente semrpe ganham com esse estado de coisas que eles próprios organizam, e que tem levado o nosso futebol brasileiro à decadência nos últimos tempos no que diz respeito à formação de novos jogadores, aos clubes de futebol, aos torcedores e a própria seleção brasileira. 

Mas, vamos para a disputa da Corrida Maluca do Brasileirão 2016. Hoje o Corinthians estreou diante da equipe gaúcha do Grêmio, time que merece meu respeito pois teve o grande compositor Lupicínio Rodrigues como  seu torcedor ilustre e  também autor de seu belo hino. 

Meu primeiro Corinthians x Grêmio, assistido em campo, foi há 40 anos, em 1975, da geral do Morumbi, num domingo dia de finados, quando o Timão ganhou de 3 x 2. Nesse dia trago na lembrança que o melhor em campo foi o ponta direita Vaguinho, ativo e participante dos três gols corinthianos, além de dar seus dribles e arrancadas para o delírio da torcida e do jovem de 15 anos que iniciava sua trajetória de acompanhar o seu time do coração nos campos do mundo. Vi outro dia os melhores momentos deste jogo no canal Youtube e pude confirmar  os motivos da boa impressão que tive do ponta Vaguinho naquele dia. 

No jogo de hoje a disputa tática foi um espetáculo à parte. O técnico gremista, o Roger, foi jogador do Tite e é sua cria na arte de treinar uma time de futebol. Criador e criatura frente à frente. Gostei do Roger não ter escalado o meia Douglas, que sempre dá sorte em jogos contra o Corinthians e poderia ter desequilibrado o jogo em uma cobrança de falta ou em um chute certeiro de longa distância, suas marcas registradas. Na zaga me surpreendeu o Pedro Geromel pelo senso de cobertura, pela precisão na marcação, pela maestria em organizar a defesa e pelas saídas de bola dando passes com categoria. 

Embora parte da torcida, com vaias, e a crônica esportiva, com suas mesmices, tenham suas críticas negativas para com alguns dos jogadores do time do Corinthians que iniciaram jogando hoje, eu ainda não vejo como criticar um time com muitos jogadores recém contratados, em formação enquanto coletivo, em fase de ajustes táticos e técnicos, como bem disse o técnico Tite em sua entrevista coletiva ao final do jogo. 

Agora é o momento de se dar tempo ao tempo e para mim esse tempo é no mínimo as 10 primeiras rodadas do campeonato. Aí sim, já será possível ter um parâmetro para avaliar as potencialidades coletiva e individual da equipe para disputar na parte de cima ou debaixo da tabela de classificação.   
_______________________________________________


FICHA TÉCNICA - Fonte: Internet, sítio Gazeta Esportiva, acessado em 15/05/2016, http://www.gazetaesportiva.com/campeonato-brasileiro-serie-a/timao-erra-nas-finalizacoes-e-fica-no-empate-sem-gols-com-o-gremio/
CORINTHIANS 0 X 0 GRÊMIO
Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 15 de maio de 2016, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
Público: 31.533 pagantes
Renda: R$ 1.627.511,00
Cartões amarelos: Balbuena (Corinthians); Bobô, Edinho, Marcelo Grohe e Henrique Almeida (Grêmio)
CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Marquinhos Gabriel, Rodriguinho (Guilherme) e Romero (Giovanni Augusto); André (Luciano)
Técnico: Tite
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Wallace, Maicon, Giuliano, Luan (Éverton) e Miller Bolaños (Edinho); Bobô (Henrique Almeida)
Técnico: Roger Machado

2 comentários:

  1. Corinthians x Grêmio é um clássico estadual com tradição em jogos difíceis e com número de gols reduzidos. No jogo do dia 15/05, seguiu-se a tradição com o empate sem gols. Falar sobre o elenco Corinthiano como dito no texto talvez ainda seja cedo, porém o time não se pode dar o luxo de esperar 10 rodadas para se buscar um entrosamento, o campeonato brasileiro tem se mostrado cada vez um campeonato de quem erra menos e quem faz o seu serviço dentre de casa e arranca resultados fora vence. Se tivermos mais baixas o Corinthians precisara de muito tempo para se encaixar, mas se isso de fato acontecer, esperamos que não seja tarde de mais.
    Para mim o Corinthians esse ano não se mostra uma equipe campeã igual a de outrora, torcemos por uma vaga na Libertas e um time forte para o próximo ano.
    Salve o Corinthians.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz, o clássico interestadual dos dois times que têm o mosqueteiro como mascote não tem tradição de terminar sem gols. Segundo o sítio Futpédia o ultimo empate sem gols aconteceu no domingo, 20/11/1988, no Estadio Olímpico, Porto Alegre, RS. E foi pelo Segundo turno do Campeonato Brasileiro 1988. A decisão foi para os pênaltis, terminando com o resultado de 4 a 3 para o Corinthians. Corinthians jogou com: Ronaldo, Mrcelo Djian, Dama e Dida; Biro-Biro,
      Gilberto Costa, Wilson Mano; Marcos Roberto, João Paulo, Viola e Paulinho Carioca.

      Excluir