quinta-feira, 1 de maio de 2014

A DESPEDIDA DO PACAEMBU

Sport Club Corinthians Paulista 2 x 0 Clube de Regatas Flamengo, Domingo, 27/04/14, Estádio do Pacaembu, 16h00, Campeonato Brasileiro 2014, Segunda Rodada.

Por Moisés Basílio


Foto Moisés: Obrigado Pacaembu
Com um público vibrante de 40 mil pessoas lotando o Pacaembu o Corinthians se despediu de sua casa principal há 70 anos com uma bela vitória sobre o Flamengo. Nosso próximo mando de jogo já será na Arena Corinthians em Itaquera. A vida seguirá em frente em casa nova, para vivermos novas histórias, mas a saudade do Pacaembu nos acompanhará para sempre. 

Foram mais de uma centena de jogos vividos no Pacaembu nesses quase 40 anos em que eu o frequento. O primeiro foi um massacre que tomamos de 5 a 1 da Portuguesa Desportos no Campeonato Paulista de 1975, com direito a dois gols de Dicá e três gols de Enéas. O mais emocionante e marcante foi a final da Libertadores, em 2012, contra o Boca Junior. Nos dois jogos estava no tobogã. 

Comecei a ir ao Pacaembu com o meu primo Newton, que é santista, na metade os anos 70, com 15 anos. Tempo em que ainda era possível dois torcedores de grandes times ver um jogo lado a lado. Lembro que pegávamos o ônibus no ponto inicial na Vila Santa Clara e descíamos no ponto final na estação da Luz. De lá íamos a pé até o estádio, atravessando o Campos Elísios e caminhando pela Av. São João até pegar a Av. Pacaembu. Outra opção era pegar o ônibus que fazia ponto final na praça do Correio. Toda essa caminhada só para pagar uma só condução.

Depois comecei a ir com os colegas do Colégio Jorge Street de S. Caetano do Sul, fins dos anos 70, principalmente nas férias ou quando não havia aula. Combinávamos os encontros ao lado das bilheterias do estádio. Lembro que eram jogos à noite. Saía do trabalho no largo do Paiçandu ou da Av. Ipiranga e ia caminhando até o estádio. 

Em 1981 entrei na PUC-SP para fazer o curso de Ciências Sociais e a faculdade ficava situada ao lado do Pacaembu. Não deu outra, volta e meia matava uma aula chata para ver um jogo interessante com os amigos corinthianos da faculdade. Ainda na década de 80, teve um jogo que ficou na memória. Um grupo de amigos ingleses do Cris, também inglês e companheiro de trabalho no Centro Pastoral Vergueiro - CPV, mais o brincalhão do meu então sogro Zezinho, fomos todos assistir a um jogo do Timão numa tarde ensolarada de domingo. 
Crédito - Moisés B. Leal: Tarde ensolarada na despedida do Pacaembu.

Nos anos noventa e na primeira década do novo século meus amigos de estádio eram: O Duda e o Juninho do Jardim Primavera; O Edu, o Victor e o Umberto do Jardim Centenário; Nessa época comecei a encontrar o Neto da Oposição Sindical Metalúrgica de SP nas arquibancada. Também foi comigo algumas vezes o Toninho e o Salvador do Parque S. Madalena. Mas, o prazer maior foi quando os meus filhos Luanda e Pedro começaram a me acompanhar aos jogos. Nessa época os principais jogos do Corinthians eram realizados no Morumbi.

Em 2011, depois de superar o câncer da próstata com uma bem sucedida cirurgia resolvi dar valor às pequenas coisas da vida e decide dedicar menos tempo ao trabalho e mais tempo aos momentos de prazer. Declinei do segundo emprego de professor, fiquei sócio do programa de compra de ingressos Fiel Torcedor e comecei a ir a todos os jogos do Corinthians em casa. Fazendo as contas são 116 jogos assistidos entre 2011 e  esse início de 2014. 

Agora me acompanham sempre os meus filhos Luanda e Pedro. Algumas vezes vai comigo o Toninho do Parque Santa Madalena. Sempre encontramos o Victor, filho do Edu, o Umberto que moram em S. José dos Campos, mas sempre estão presente. E o nosso velho companheiro Sebastião Neto. Em 2011 e 2012, minha querida esposa Meire foi comigo a dois jogo no Pacaembu, sendo que em um deles ela levou minha sobrinha Rayssa, com 6 anos de idade e corinthianíssima até à medula. A Meire só não vai mais porque tem que cuidar da minha sogra com seus problemas de saúde. 

Aos som do samba Saudosa Maloca, do corinthianíssimo Adoniram Barbosa, batucado pela torcida, sai emocionado do Pacaembu. Qualquer dia amigo, eu volto!
Crédito Pedro C.B. Leal: Selfei no final do jogo - despedida do Pacaembu.


________________________

CORINTHIANS – FLAMENGO 2-0
CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 – 2ª RODADA
DATA: domingo, 27/04/2014
LOCAL: Estádio Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, São Paulo – Brasil
PÚBLICO: 36.402 pagantes 
RENDA BRUTA: R$ 1.532.379,50
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Leandro Pedro Vuaden.
ASSISTENTES: Rafael da Silva Alves e José Eduardo Calza.
GOLS: 9’ Guilherme, 79’ Gil.
CARTÃO AMARELO: Paolo Guerrero e Ralf; Cáceres.
CARTÃO VERMELHO: 42’ Leonardo Moura.
CORINTHIANS: Cássio; Fágner, Cléber, Gil, Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Petros (62’ Danilo), Jadson; Romarinho (70’ Malcon) e Paolo Guerrero (62’ Luciano). Técnico: Mano Menezes.
FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir, João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo, Luiz Antônio, André Santos (60’ Lucas Mungi); Paulinho e Alecsandro (45’ Nixon). Técnico: Jayme de Almeida.

Um comentário: