domingo, 17 de julho de 2011

VITÓRIA SOFRIDA E O ENCONTRO COM A VOVÓ DA FIEL

Por Moisés Basílio

         Já é tradição na torcida corinthiana a figura da torcedora símbolo. Nessa quarta-feira, durante o jogo do Timão contra o Inter, conheci mais uma delas: A Vovó da fiel.

         Quem achou a velhinha na multidão foi minha filha Luanda, durante o primeiro tempo do jogo:

         - Olha lá pai, a Vovó do Pânico!

         Ela estava sentada na mesma fileira da arquibancada amarela do Pacaembu, próximo de onde a torcida organizada Gaviões da Fiel participa do jogo com seus cantos e gritos de guerra. Aliás, a Vovó estava trajando o uniforme dos Gaviões e também é uma de suas integrantes. Ficou famosa por participar de um quadro de um programa trash da tevê chamado “Twitter da Vovó”.

         No intervalo a Vovó da Fiel virou celebridade. Levas de torcedores se enfileiraram para cumprimentá-la e tirarem uma foto. E ela, solicita, atendeu a todos com muito carinho.

         Conversando com minha filha lembrei-me da Elisa, a torcedora símbolo que conheci quando comecei a torcer pelo Timão no final dos anos 60. Elisa passou décadas sendo a grande representante dos torcedores e aparece até no filme “O Corintiano” do grande Mazzaropi, da década de 60, que virou um clássico do cinema sobre o futebol (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Corintiano).

         Em 2008 tive o prazer de conhecer a Dona Valquíria, durante uma visita ao Parque São Jorge com um grupo de alunos. Dona Valquíria, mora em Ermelino Matarazzo e é frequentadora constante dos treinamentos e jogos do Timão. Sua marca é estar sempre vestida com belas fantasias.

         Além dessas figuras que alcançaram destaque na mídia, a torcida Corinthians tem muitas outras figuras interessantes. Como tenho ido com mais frequência ao estádio no último ano venho notado os tipos e nas próximas crônicas prometo registrá-los aqui.

         Quanto ao jogo com o Inter de Porto Alegre foi sofrimento do inicio ao fim. O time gaúcho jogou muito bem e dificultou a vida do alvinegro paulista. Embora o Corinthians dominasse o jogo, o Inter aproveitava bem os contra-ataques e equilibrava a partida.

         No lado do Inter gostei das atuações do argentino D’Alessandro, com passes precisos e bons chutes ao gol, do atacante Zé Roberto pela agilidade e velocidade e do lateral esquerdo – o ex-corinthiano – Kleber, sempre eficiente na marcação e perigoso na assistência.

         Do lado corinthiano novamente cabe destacar que o fundamental nesse time do Tite é o espírito de equipe. Sem grandes estrelas, cada um cumpre com eficácia suas funções táticas em campo. Sem receio, quando preciso se dá chutões e não se tem medo de jogar feio. Dá gosto de ver o atacante William várias vezes durante a partida marcando os atacantes adversários na nossa área e jogando a bola para escanteio. Hoje, além do Willian que fez o gol, o meu destaque fica com o jovem Leandro Castán. Jogou como gente grande. Quando foi preciso deu de bico, mas também soube fazer os desarmes com classe e sair jogando e ainda chegar várias vezes com perigo para cabecear na área do adversário.

         Ao final a sofrida vitória, nesse jogo com lances semelhantes a um jogo de xadrez. Com uma bela lua iluminando o estádio, novamente São Jorge Guerreiro desequilibrou o jogou e abriu caminho para a sexta vitória consecutiva do Timão – recorde no Campeonato Brasileiro –, para garantir a liderança isolada com seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado e também se mantendo invicto. Axé!

Números do confronto:
Corinthians 1 x 0 Internacional de P.A. – jogo 9de38 do Brasileirão 2011.
71 jogos na história do confronto - 49 jogos no Brasileirão
Corinthians: 24 vitórias na história - 16 vitórias no Brasileirão
Internacional: 20 vitórias na história – 13 vitória no Brasileirão
Empates: 27 na história – 20 empates no Brasileirão
Fonte: Agência Corinthians, 14/07 2011, Internet:

Curiosidades:
Súmula oficial do jogo:  http://vai.la/29wk
Borderô oficial do jogo: http://vai.la/29wl
Vídeo dos gols: http://vai.la/29wo

FICHA TÉCNICA – Fonte: Sítios do Terra Esporte e CBF
Corinthians 1 x 0 Internacional
Gols
Corinthians:
Willian, aos 32min do segundo tempo
Corinthians: Julio Cesar; Welder (Wallace), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Alex; Willian (Edenílson), Jorge Henrique e Liedson (Emerson). Técnico: Tite
Internacional: Muriel; Nei (Gilberto), Bolívar, Juan e Kleber; Guiñazu, Bolatti, Oscar e D’Alessandro; Zé Roberto (Alex) e Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão
Cartões amarelos
Internacional: Zé Roberto e Gilberto
Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Renda/público:
R$ 1.197.674,50/ 35.158 pessoas Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário