domingo, 10 de julho de 2011

TIMÃO EMBALADO VENCE ATLÉTICO GOIANIENSE

Por Moisés Basílio

Mais uma vitória, na melhor campanha até agora de um time na história dos campeonatos brasileiros. São 8 jogos, com 7 vitórias – sendo 5 seguidas – e um empate. Líder isolado, invicto e ainda com um jogo a menos que o segundo colocado, o também invicto Flamengo do Luxemburgo e do Ronaldinho Gaúcho. 

Na tarde de hoje, o jogo trazia como ingrediente as duas derrotas sofridas pelo Corinthians para o Atlético Goianiense no campeonato brasileiro do ano passado. Um dos jogos pude presenciar, dentro do Pacaembu, com olhos incrédulos. Talvez foi ali, o início do fim do sonho de conquistar o campeonato de 2010. 

As novidades corinthiana para esse jogo foram as escalações do meio Alex – pela primeira vez entrando numa partida desde o início – no lugar do contundido Jorge Henrique, até agora titular, e a volta do zagueiro Chicão, recuperado de uma dor de garganta que o impediu de atuar na vitória contra o Vasco. 

Assisti ao jogo vendo as imagens na tv e ouvindo o áudio pelo rádio, como sempre faço. Hoje tive a companhia de minha sobrinha Rayssa, de 5 anos, que diz já torcer pelo Corinthians e adora dividir comigo o fone de ouvido do aparelho de rádio. 

De certa maneira, foi assim também que comecei a me interessa pelo futebol. Lá em casa, em dia de jogo, o rádio ficava ligado e todo mundo acompanhava o evento. Na minha casa minha mãe corinthiana e meu pai são-paulino. Na casa ao lado, da minha avó e da minha tia e meu primo, todos santistas, ardorosos seguidores da corte do rei do futebol. Mais da metade da minha família materna virou santista por conta do Pelé, em minha opinião por duas razões: Era negro, devoto de Nossa Senhora Aparecida e mineiro. Identidade quase total.  

Assistir aos jogos do Corinthians com a Rayssa é muito divertido. Quando sai o gol ela vibra como ninguém. Se o Corinthians perde ela já chegou a chorar de verdade e ficar desconsolada por algum tempo. E além de tudo, ela é pé quente, pois na maioria das vezes em que ela está presente o Timão venceu, como hoje.

Embora não praticando um futebol como o da vitória contra o Vasco, o Corinthians jogou bem, dominou boa parte da partida e criou várias chances de gols. Particularmente gostei da atuação do Alex, pois deu um toque de qualidade ao meio de campo, mesmo ainda não estando no melhor de suas formas técnica e física, condição que só conseguirá jogando. Eis aí um bom problema para o filósofo Tite: Quem tirar para a entrada do Alex, que é mais criativo do que o Danilo e o Jorge Henrique. Acontece que o Danilo vem jogando muito bem e o Jorge Henrique tem cumprido a contendo a função de um bom marcador. Sem contar, que o Edenílson é do mesmo setor e vem entrando bem no time.

Passe milimétrico de Danilo
Jogando fora sempre é mais difícil, mas o time teve paciência e numa bela jogada envolvendo a criação do meio de campo e disposição do ataque o alvinegro paulista chegou ao gol da vitória. O esperto Willian recuperou uma bola na intermediária, passou para o Danilo, e se descolou em paralelo com o veloz Liedson. Num passe milimétrico de Danilo, enquanto parte da zaga se engalfinhava com o Liedson, Willian recebeu o passe na frente do zagueiro, driblou o goleiro e como já cantou Jorge Bem Jor: “Só não entrou com bola e tudo porque teve humildade”.

Willian penetrando para marcar o gol
Essa joga fez-me lembra do grande técnico do futebol brasileiro, o negro Gentil Cardoso, que criou a seguinte máxima sobre o passe numa partida do esporte bretão: “Quem se desloca, recebe. Quem pede, tem preferência”.

Defesa em cima da linha do gol
Imagem sem jogadores e traves mostra que a bola não entrou.

Mais uma vez vou ter que elogiar o nosso goleiro Júlio Cesar. Foi demais sua defesa na cabeçada fulminante do ataque goiano. Agilidade e reflexo apurado fez com que defendesse com o joelho, em cima da linha, a bola que já ia entrando. Acho que o Júlio Cesar anda seguindo o conselho do famoso filósofo do futebol Neném Prancha autor da seguinte pérola: “O goleiro deve andar sempre com a bola, mesmo quando vai dormir. Se tiver mulher, dorme abraçado com as duas”.  Parabéns goleirão!





   

Números do confronto:
Corinthians 1 x 0 Atlético Goianiense  – jogo 8de38 do Brasileirão 2011.
5 jogos na história do confronto - 3 jogos no Brasileirão
Corinthians: 3 vitórias na história - 1 vitórias no Brasileirão
Atlético Goianiense: 2 vitórias na história – 2 vitória no Brasileirão
Empates: 0 na história – 0 empates no Brasileirão
Fonte: Agência Corinthians, 2011, Internet:

Curiosidades:
Súmula oficial do jogo: 
Borderô oficial do jogo:
Vídeo dos gols: http://vai.la/28J7

FICHA TÉCNICA – Fonte: Sítios do Terra Esporte e CBF
Atlético-GO 0 x 1 Corinthians - domingo 10 de julho de 2011.
Gols:
Corinthians: Willian, aos 24min do segundo tempo
Atlético-GO
Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Pituca, Bida, Vítor Júnior (Ernandes) e Thiaguinho; Juninho (Marcão) e Anselmo (Diogo Campos).
Técnico: Paulo César Gusmão.
Corinthians
Júlio César; Welder (Wallace), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Morais); Willian e Liedson (Edenílson).
Técnico: Tite.
Cartões Amarelos
Atlético-GO: Thiaguinho
Corinthians: Fábio Santos e Danilo
Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF)
Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário