domingo, 26 de junho de 2011

LIEDSON MATADOR EM TARDE DE GOLEADA NO MAJESTOSO

Por Moisés Basílio

         Tarde fria de inverno, chuviscando, na Paulicéia desvairada de Mario de Andrade. O caminho até o estádio do Pacaembu tem muito trânsito devido à Parada Gay que acontece na avenida Paulista. Mas, cerca de 32 mil torcedores lotam o estádio, a maioria corinthianos, para mais um clássico Majestoso. 
          Antes do início da partida, os jogadores do time sub-17 corinthiano dão uma volta olímpica exibindo o troféu conquistado na semana passada, na Espanha, diante do Barcelona, pelo segundo ano consecutivo, de Bicampeão Mundial sub-17 e são aplaudidos de pé pela Fiel.
         Em campo, Tite repete a escalação do time que enfrentou e venceu o Fluminense há duas semanas, respeitando a filosofia: Não mexer em time que está ganhando. Já Carpegiani vem com um time remendado devido às suspensões, contusões e convocação, e bem ao seu estilo, professor pardal, aproveita para fazer invenções.
         No primeiro tempo o jogo foi bem movimentado, mas com poucas chances concretas de gols. O Timão bem postado em campo tinha superioridade nas iniciativas e dominou o jogo, mas o São Paulo em contra-ataques perigosos levou perigo à meta alvinegra. Do lado do Tricolor o destaque foram as arrancadas e as boas jogadas do garoto Wellington. Do lado do corinthiano o destaque foi a organização coletiva da equipe. Ao final do primeiro tempo, o destemperado Carlinhos Paraíba, que já havia se envolvido num bate-boca com o volante Paulinho, faz falta grave e leva um merecido cartão vermelho e abre espaço para o aumento do domínio Alvinegro.
         Começa o segundo tempo e sobe o bandeirão da torcida Camisa 12 na arquibancada verde, onde estou e não consigo ver o gol do Danilo. Confusão no pedaço, pois alguns torcedores puxam a bandeira para o lado na ânsia de ver o vídeo-tape do gol e os torcedores organizados que cuidam do bandeirão se zangam e descem para tirar satisfação usando como linguagem os socos e pontapés. A turma do deixa-disso contorna a confusão antes da chegada da polícia e a calma é reestabelecida.
         O Corinthians soube aproveitar a superioridade numérica de jogadores em campo e impôs seu ritmo ao jogo. Já aos 7 minutos, Liedson em tarde inspirada, aproveita o rebote que Rogério Ceni lhe oferece, após uma cabeçada contundente do Paulinho, e com um leve toque encobre o goleiro. Nesse instante, a vitória no clássico já estava decretada, restava só saber se iria ser com goleada e olé. E foi.
         Em ritmo de olé e da animada torcida entoando o canto – “ô, ô, ô, o freguês voltou!” – o Alvinegro do Parque S. Jorge desembainhou sua espada afiada e como o guerreiro ancestral Ogum, Liedson, deu mais duas estocadas, uma aos 15min e outra aos 33min. E para ratificar, o guerreiro Jorge Henrique deu números finais à contenda com um tiro forte da entrada da área e aniquilou o Tricolor paulista.
         Dia histórico para o Mosqueteiro do Parque S. Jorge, que com esse placar conquistou a maior goleada dos 48 jogos do clássico Majestoso no campeonato brasileiro. Valeu ir ao Pacaembu, enfrentar o frio, a chuva e o trânsito.  

Números do confronto:
Data: Domingo 26 de junho de 2011.
Corinthians 5 x 0 São Paulo – jogo 5de38 do Brasileirão 2001.
294 jogos na história do confronto - 48 jogos no Brasileirão
Corinthians: 112 vitórias na história - 18 vitórias no Brasileirão
São Paulo: 89 vitórias na história – 12 vitória no Brasileirão
Empates: 92 na história – 18 empates no Brasileirão
Fonte: Agência Corinthians, 03/06/2011, Internet:
Curiosidades:
Súmula oficial do jogo : 
Borderô oficial do jogo:  
Vídeo dos gols: http://vai.la/27kF

FICHA TÉCNICA – Fontes: Sítio Terra Esporte e CBF
Corinthians 5 x 0 São Paulo – Domingo, 26 de junho de 2011.
Gols
Corinthians: Danilo ao 1min; Liedson aos 7min, aos 15min e aos 33min e Jorge Henrique aos 37min do 2º tempo
Corinthians
Júlio César; Welder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Willian (Emerson), Danilo (Morais) e Jorge Henrique (Edenílson); Liedson
Técnico: Tite
São Paulo
Rogério Ceni; Jean, Xandão, Bruno Uvini e Luiz Eduardo; Rodrigo Caio, Wellington e Carlinhos Paraíba; Marlos (Ilsinho), Fernandinho (Henrique) e Dagoberto
Técnico: Paulo César Carpegiani
Cartões amarelos
Corinthians: Paulinho, Liedson e Leandro Castán
São Paulo: Rogério Ceni e Wellington
Cartão vermelho
São Paulo: Carlinhos Paraíba
Árbitro
Rodrigo Braghetto (SP)
Público
32.221 pessoas
Local
Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário