sexta-feira, 22 de setembro de 2017

AQUELE QUE NÃO TIVER NUNCA FEITO UM GOL DE MÃO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (JO 8,1-11)

Sport Club Corinthians Paulista 1 x 0 Club de Regatas Vasco da Gama. Domingo, 16/09/2017, Arena Corinthians, Brasileirão, 24ª Rodada. 

Por Moisés Basílio 

          O carro corria suave pela estrada que liga as cidades de Petrópolis e Teresópolis. Final de tarde depois de um dia vivido nas serra fluminense, em meio ao verde e ao espírito histórico do território. 

          Mas, entre uma curva e outra, acompanho o jogo pelo celular, acessando pela internet a minha rádio preferida de São Paulo. Ouvir o locutor e forjar na mente as imagens que vem da Arena Itaquera. O barulho da torcida é parte da transmissão e a emoção fica por conta da narração rápida do locutor de rádio. 

        E de repente o grito de gol ecoa. Dou um pequeno murro no volante e também repito o brado de gol. Será que a onda de má sorte que persegue o Timão nesse segundo turno finalmente está indo embora. Agora é aguardar o final de jogo e comemorar. Sai zica!

        Entretanto a polêmica sobre o gol do Jô começou logo em seguida, quando o locutor passa a palavra aos comentaristas. A bola já há havia entrado quando Jô a empurrou com o braço?

       Os moralistas de plantão se apressaram a apontar o dedo em riste para o centroavante corinthiano acusando-o de mau comportamento ético e moral, que no linguajar do futebol, importado do inglês, seria a falta de "fair play", ou seja, o espírito esportivo, o jogo limpo. 

         E como já dizia o texto bíblico em tradução para o futebol: Aquele que não tiver nunca feito um gol de mão que atire a primeira pedra (Jo 8, 1-11).


          

FICHA TÉCNICA




Campeonato: Brasileirão 2017
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 16 de setembro de 2017, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos: Romero (Corinthians); Breno e Wagner (Vasco)
Público: 41.235 pagantes (total de 41.593)
Renda: R$ 2.436.134,70
Gol: Jô (Corinthians)
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Camacho e Maycon; Jadson (Marquinhos Gabriel), Rodriguinho (Giovanni Augusto) e Ángel Romero; Jô (Kazim).
Técnico: Fábio Carille
VASCO: Martín, Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Jean (Eder Luis), Gilberto (Escudero), Mateus, Wagner e Nenê; Andrés Rios (Paulinho)
Técnico: Zé Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário