segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

OS VENTOS DA VENTURA SOPRAM AO NOSSO FAVOR

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA 1 X 0 ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE PIRACICABA, Domingo, 31/01/2016, 17h00, Arena Corinthians, Campeonato Paulista 2016, Primeira Rodada. 

Por Moisés Basílio

Jogo de estreia do Timão no Campeonato Paulista de 2016, que apesar dos pesares ainda mantém um certo encanto. Não tanto pelo presente, mas pela tradição centenária da disputa estadual. 

Não convém agora tecer comentários sobre a forma exótica de disputa do campeonato. Lá na Federação alguém provavelmente alegará os limites das circunstâncias de calendário e a camisa de força da grade da televisão que banca financeiramente o torneio. E afirmará: É o melhor campeonato regional do país. E como bradava o "Velho Guerreiro": Eu vim para confundir e não para explicar. 

Sendo assim, o Timão entrou em campo para disputar o primeiro jogo da primeira fase onde ele jogará contra todos adversários dos outros três grupos, menos os times do seu grupo D, a saber: Esporte Clube Água Santa - Diadema; Mogi Mirim Esporte Clube - Mogi Mirim; Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda - Campinas; e Rio Claro Futebol Clube - Rio Claro. Os dois primeiros colocados do grupo seguem em frente para disputar as quartas de final, enquanto os seis piores classificados no geral serão rebaixados. Veja o regulamento na íntegra em: http://www.fpf.org.br/arquivos/201601/1457299253.pdf 

Uma disputa acirrada pelo título e contra o rebaixamento acontecerá na primeira fase. Como são quatro grupos, teremos oito times classificados para seguir adiante e seis times rebaixados depois das quinze rodadas. 

Não basta ser time grande, tem que provar em campo e o adversário pequeno quer deixar a sua marca. E assim o time do XV de Piracicaba, nosso querido "Nhô Quim", no linguajar caipira, veio tentar roubar como um rato do jogo do truco os tentos do Timão, e olha, que quase conseguiram se não fosse o gol salvador do matador paraguaio Romero. 

Em campo um time desfigurado pela ação chinesa. É sempre bom lembrar que o ideograma chinês da palavra crise, segundo se popularizou nas traduções de políticos e economistas, representam ao mesmo tempo perigo e oportunidade. E a nossa esperança esta no gênio do gaúcho Tite, que tal fênix, remonte das cinzas novamente um time vencedor. 

Do lado do Corinthians o jogo mostrou a superioridade técnica do time da capital, mas fisicamente o time do XV se mostrou mais estruturado. O Corinthians criou mais oportunidades de gol e poderia ter melhor administrado o jogo se o meia Rodriguinho não houvesse desperdiçado um pênalti no primeiro tempo. Aliás é bom que se diga que o Rodriguinho, embora cometendo essa falha no lance capital, jogou muito bem e se redimiu ao armar a jogada ao final do jogo, lançando o Elias, que culminou no lance do gol do Romero. 

Como destaque gostei da segurança da defesa corinthiana. O garoto Yago entrou bem no lugar do Gil. O Felipe jogou simples e com seriedade. O lateral direito Fagner além de marcar e apoiar com destreza, mostrou vibração e força na marcação corpo a corpo com os atacante adversários. 

Como no início do campeonato brasileiro de 2015, contra o Cruzeiro, também com um time desfigurado e com um gol do Romero vencemos a adversidade. E mais, um gol na prorrogação. Os ventos da ventura sopram ao nosso favor. 
____________________________________

FICHA TÉCNICA: Fonte: Internet, sítio Gazeta Esportiva, http://www.gazetaesportiva.com/corinthians/romero-garante-vitoria-do-corinthians-nos-acrescimos-do-jogo-com-o-xv/ 
CORINTHIANS 1 X 0 XV DE PIRACICABA
Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 31 de janeiro de 2016, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Público: 30.945 pagantes (total de 31.309)
Renda: R$ 1.643.455,00
Cartões amarelos: Felipe e Romero (Corinthians); Daniel (XV de Piracicaba)
Gol: CORINTHIANS: Romero, aos 46 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel (Guilherme Arana); Bruno Henrique, Elias, Romero, Rodriguinho e Lucca (Marlone); Danilo
Técnico: Tite
XV DE PIRACICABA: Bruno Brígido; Daniel, Fábio Sanches, Heitor e Julinho (Lucas Pavone); Magal, Léo Salino, Aloísio (Adriano), Henrique Santos e Diney; Rodrigo Silva (Patrick)
Técnico: Claudinho Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário