sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

5 a 1 NÃO REDIME O ETERNO 7 a 1

Santos Futebol Clube 5 x 1 Sport Club Corinthians Paulista, Quarta-feira, 29/01/2014, Estádio da Vila Belmiro, Santos, SP, Campeonato Paulista 2014, Quarta Rodada.

Por Moisés Basílio

Como explicar uma derrota por um placar tão elástico num clássico? Foi um desastre de percurso, num dia em que tudo deu errado? Ou foi uma evidência de que as coisas não andam bem lá pelos lados do Parque S. Jorge? Ou ainda, o time peixeiro virou um Barcelona tupiniquim. 

Somente duas, das três hipóteses por mim levantadas para explicar a acachapante derrota que o Timão sofreu, em minha modesta opinião, tem sua razão de ser.

Realmente foi uma noite em que tudo deu errado para o Corinthians. Começando pela insistência do técnico Mano em escalar na lateral direita o Diego Macedo, que não tem poder de marcação, e na lateral esquerda o Uendel que ainda não está bem adaptado ao ritmo de jogo do time e anda mal fisicamente. Com isso o Santos teve facilidade em jogar pelas laterais. 

E mais, a vulnerabilidade nas laterais sobrecarregou o trabalho de contenção no meio campo dos volantes Ralf e Guilherme. Com isso o Arouca teve liberdade para deitar e rolar em campo, pois ficou livre de marcação. 

A segunda hipótese é de que as coisas não andam bem lá no Parque S. Jorge. O Mano chegou para consertar o time montado pelo Tite. O que ele fez então: Armou o time para o ataque e deixou a defesa vulnerável. Resultado: Nada de empates. Duas vitórias seguidas contra Portuguesa e Paulista e duas derrotas em seguida para S. Bernardo e Santos. Quatro gols marcados e sete gols contra. Em doze pontos disputados, 50% de aproveitamento. No entanto melhor que na recente era Tite, que com quatro empates teria um aproveitamento de 33%.

Outra evidência de que as coisas não andam bem lá pelos lados do Parque S. Jorge é o fraco desempenho das estrelas corinthianas, principalmente os atacantes Romarinho, Pato, Emerson Sheik e Guerrero estão em péssima fase. O Mano ainda não consegui dar ânimo e motivação para seu elenco milionário, que ganhou tudo e agora se encontra apático, em crise existencial. 

O meio de campo de criação então, ainda não jogou. Danilo está irreconhecível. O Rodriguinho não consegue acertar. O Renato Augusto não sai do estaleiro. O Douglas parece um ex jogar em atividade. 

Por último cabe mencionar o time peixeiro tão aclamado depois do jogo por nossa medíocre imprensa esportiva, como sendo o novo Barcelona tupiniquim. Considero esse resultado como sendo uma vitória pírrica, que mascara a fragilidade do time praiano, e que acenderá a ira do esquadrão Mosqueteiro para os futuros e decisivos confrontos de 2014. E tem mais, esse 5 a 1 não redime o eterno 7 a 1. 
________________________________

Fonte: Sítio AcervoSCCP - http://www.acervosccp.com/201404.htm
SANTOS – CORINTHIANS 5-1
CAMPEONATO PAULISTA 2014 – 4ª RODADA
DATA: quarta-feira, 29/01/2014
LOCAL: Estádio Urbano Caldeira, Santos, São Paulo – Brasil
PÚBLICO: 8.050 pagantes
RENDA BRUTA: R$ 238.820,00
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Paulo César de Oliveira.
ASSISTENTES: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.
GOLS: 13’ Arouca, 23’ Gabriel, 24’ Guilherme, 47’ 78’ Thiago Ribeiro, 63’ Bruno Peres. 
CARTÃO AMARELO: Leandrinho; Emerson e Paolo Guerrero.


SANTOS: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Neto, Mena (45’ Bruno Peres), Alan Santos (51’ Leandrinho), Arouca, Cícero; Thiago Ribeiro, Gabriel (58’ Stéfano Yuri) e Geuvânio. Técnico: Oswaldo de Oliveira.


CORINTHIANS: Walter; Diego Macedo, Gil, Paulo André, Uendel; Ralf, Guilherme, Danilo (53’ Emerson), Rodriguinho (53’ Douglas); Romarinho e Paolo Guerrero (76’ Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário