quinta-feira, 17 de outubro de 2013

QUEM RI POR ÚLTIMO, RI MELHOR

GRÊMIO DE FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE 1 X 0 SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, Quarta-feira, 16/10/2013, Arena do Grêmio, Porto Alegre, RS, Campeonato Brasileiro 2013, Vigésima Nona Rodada.

Por Moisés Basílio

A água está subindo... Cuidado para não morrer afogado Timão! Pois nos 9 jogos que o Timão disputou no segundo turno só conseguiu fazer 3 gols - 1 na derrota para o Goiás e 2 na vitória contra o Bahia - e tomou 10 gols. Dos 27 pontos disputados, ganhamos 6 pontos e perdemos 21 pontos, o que dá um aproveitamentos de 22%. 

Um detalhe interessante é que o time durante os 19 jogos do primeiro turno o sofreu somente 8 gols. Mesmo assim continua sendo a defesa menos vazada do campeonato. Mas, por outro lado é o segundo pior ataque parcos 22 gols, só a frente do fraco Náutico. Com 37 pontos ganhos, manteve-se nessa rodada a uma distância de 5 pontos de Vasco e Criciúma,  os primeiros da zona do rebaixamento, ambos com 32 pontos.

Os números mostram que o Alvinegro está ladeira abaixo e não consegue se recuperar. Então, vamos à clássica pergunta feita certa vez pelo sr. Uliánov: O que fazer? 

Voltemos aos números. Ainda faltam 9 partidas a serem disputadas até o fim do campeonato. São 5 partidas em casa contra: Criciúma (Itu), Santos (Araraquara), Fluminense (Pacaembu), Vasco (Pacaembu) e Internacional (Pacaembu). E são 4 partidas no campo dos adversários: Vitória, Coritiba, Flamengo e Náutico. 

Cenário 1: Mantendo os 22% de aproveitamento atual, dos 27 pontos em disputa, conquistaremos 6, que somados aos 37 que já temos dará um total de 43 pontos. É bom lembrar que caímos para a Série B, em 2007, com 43 pontos. No ano passado o Sport foi o 17º colocado e caiu com 41 pontos. Portanto nesse cenário a queda será iminente. 

Cenário 2: Recuperamos e mantemos um aproveitamento igual ao do primeiro turno, cerca de 50%. Então, faremos nos jogos restantes 13 pontos, que somados aos atuais 37, resultará em 50 pontos. Quantidade mais que suficiente para não cair.  

Cenário 3: Somatória de pontos semelhante ao cenário 2 e no embalo sagra-se campeão da Copa do Brasil, cuja conquista nos garantirá uma vaga na Copa Libertadores da América 2014. Cenário dos sonhos.

Foi com esses números e cenários na cabeça que terminei de assistir ao jogo contra o Grêmio. Considero que o jogo foi um treino para o verdadeiro jogo que nos interessa, que é o jogo de volta da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o mesmo time tricolor e na mesma Arena. Deixa os gaúchos cantarem vitória agora, pois quem ri por último ri melhor. 

A curiosidade foi que esse foi o primeiro jogo que o Timão disputou na nova Arena do Grêmio, inaugurado em dezembro de 2012. 
__________________________________________________________

Fonte: Sitio AcervoSCCP - http://www.acervosccp.com/201365.htm
GRÊMIO – CORINTHIANS 1-0
CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 – 29ª RODADA 
DATA: quarta-feira, 16/10/2013
LOCAL: Arena do Grêmio, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil
PÚBLICO: 17.318 presentes (15.352 pagantes 1.966 não pagantes)
RENDA BRUTA: R$ 454.454,00
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Sandro Meira Ricci.
ASSISTENTES: Kléber Lúcio Gil e Clovis Amaral da Silva.
GOL: 49’ Barcos.
CARTÃO AMARELO: Adriano; Cléber.
GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo, Bressan (45’ Maxi Rodríguez); Pará, Adriano, Ramiro, Souza, Alex Telles; Lucas Coelho (67’ Paulinho) e Barcos (82’ Saimon). Técnico: Renato Gaúcho.
CORINTHIANS: Cássio; Diego Macedo (64’ Rodriguinho), Gil, Cléber, Igor (76’ Jocinei); Ralf, Guilherme (73’ Ibson), Edenílson, Douglas; Romarinho e Emerson. Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário