domingo, 21 de maio de 2017

JOGANDO E ACUMULANDO PONTOS

ESPORTE CLUBE VITÓRIA 0 X 1 SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, Dia 21/05/2017, Domingo, Arena Fonte Nova, Salvador, BA, Brasileirão, 2ª rodada.

Por Moisés Basílio 

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina

          Assim como na vida, num campeonato de futebol de pontos corridos, parafraseando um pensamento da poetisa de Góias, o importante é o percurso, o desempenho em cada jogo e a soma de pontos em cada uma das 38 partidas.

         O jogo de hoje contra o Vitória, fora de casa, deveria ter por meta a vitória por conta do empate diante a Chapecoense na estreia em casa e também porque o time da boa terra por problemas de contusões teve que atuar sem 7 titulares. Reza a lenda, que para chegar à frente na tabela é necessário ganhar os jogos em casa e empatar fora, o que daria a média de 76 pontos ao final. 

          Nos últimos 11 Brasileirões, que foram disputados com 20 times, a pontuação dos campeões foram as seguintes:

2006: 78 pontos - São Paulo
2007: 77 pontos - São Paulo
2008: 75 pontos - São Paulo
2009: 67 pontos - Flamengo
2010: 71 pontos - Fluminense
2011: 71 pontos - Corinthians
2012: 77 pontos - Fluminense
2013: 76 pontos - Cruzeiro
2014: 80 pontos - Cruzeiro
2015: 81 pontos - Corinthians
2016: 80 pontos - Palmeiras

          Essa série histórica confirma a lenda em parte, pois a partir de 2014 os campeões estão batendo na casa dos 80 pontos. 

          Em campo, Vitória e Corinthians fizeram um jogo truncado. O Vitória jogou recuado e deixou a iniciativa do jogo para o Timão, que por sua vez veio organizado taticamente para jogar no contra-ataque. Quando tudo previa o empate como resultado final, uma mudança esperta do técnico Carille, trocando o Maycon pelo Marquinhos Gabriel garantiu a vitória.

          Marquinhos Gabriel entrou com vontade e jogando bem. Roubou um bola no campo do Alvinegro e saiu jogando. Tabelou com categoria e precisão com Jadson e serviu o preciso Jô, que na saída do goleiro finalizou para o fundo da rede. 

O resultado foi importante e coloca o time na disputa, mas acende uma dúvida de como se comportará a equipe jogando com os times de ponta. 
________________________________________________

Fonte: Internet, Sítio Meu Timão, acessado em 21/05/2017, https://www.meutimao.com.br/jogo/21-05-2017/brasileirao/vitoria-0-x-1-corinthians

FICHA TÉCNICA

Campeonato:Brasileirão 2017
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21 de maio de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (PE)
Assistentes: Clovis Amaral e Cleberson do Nascimento (ambos de PE)
Cartão amarelo: Marquinhos Gabriel (Corinthians)
Gols: Jô (Corinthians)
VITÓRIA: Fernando Miguel; Leandro Salino, Fred, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Uillian Correa (Euller) e Cleiton Xavier (Pisculichi); David, Paulinho e Rafaelson (Jhemerson)
Técnico: Dejan Petkovic
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena (Léo Santos), Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon (Marquinhos Gabriel); Jadson (Paulo Roberto), Rodriguinho e Ángel Romero; Jô
Técnico: Fábio Carille

Nenhum comentário:

Postar um comentário