quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O FEIO, MAS VITORIOSO FUTEBOL CORINTHIANO

Santos Futebol Clube 0 x 1 Sport Club Corinthians Paulista, Domingo 21/08/2014, Estádio da Vila Belmiro, Santos, SP, Campeonato Brasileiro de Futebol 2014, Décima Quarta Rodada.

Moisés Basílio

Foi um jogo em que o Santos só não empatou ou ganhou, porque no final do primeiro tempo o inexperiente volante santista Alison, abusou da sorte e tomou merecidamente o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo. Com um a menos a superioridade santista foi amainada e deu espaço para a vitorio do Alvinegro do Parque S. Jorge em plena Vila Belmiro.

Durante a semana o mote do jogo foi a volta do atacante Robinho. E ele chegou com a fama de nunca ter perdido um jogo contra o Corinthians e ainda por cima ter sido o principal algoz no jogo final do Campeonato Brasileiro de 2002, quando o Santos conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro. 

Também para os corinthianos foi o jogo de retorno à Vila depois sonora goleada de 5 a 1 no Campeonato Paulista, que fez com que o técnico Mano e a diretoria mudasse a rota do planejamento para 2014, promovendo a dispensa de vários jogadores e nova contratações. 

Começou o jogo e o Santos não se intimidou e veio para cima do temido adversário. Robinho não mostrava cansaço e jogava como gente grande. Mas, o ferrolho corinthiano aguentou o rojão, se bem que o Cleber na zaga e o Guilherme Andrade pela lateral direita quase entregam o ouro ao bandido. 

Em campo os jogadores do Corinthians estavam "pilhados" e a cada disputa não se conformavam com a marcação do árbitro ou se irritavam com facilidade com o adversário. E não é de hoje que o elenco corinthiano tem usado desse expediente da catimba para trava o andamento do jogo. O próprio técnico Mano Menezes é useiro e vezeiro deste expediente da prática antiesportiva da catimba para tumultuar o jogo em seu benefício. Que fique explícito que abomino tal prática.

Ao encarar uma partida de futebol como uma guerra o espírito esportivo, o "fair play", deixa de existir e os atos de inimizade e violência passam a triunfar, dentro e fora de campo. E uma cena triste foi o ato agressivo praticado pelo meio campista corinthiano Petros contra o árbitro. Na hora passou desapercebido, mas com o recurso do vídeo tape não foi possível encobrir a agressão de Petros ao Raphael Claus. 

A diretoria corinthiana, principalmente o presidente Mario Gobbi, deveria manter uma conversa séria com a comissão técnica e fazer uma avaliação crítica de como o time vem usando da catimba a torto e a direito. Um exemplo de que isso não funciona foi o decepcionante resultado alcançado pelo técnico Felipão na Copa do Mundo. Vamos jogar futebol, vamos jogar bola, como é da tradição futebolística da escola brasileira. 

Mas, nem só de erros vive o técnico Mano Menezes. No segundo tempo acertou em cheio nas alterações e mesmo o time não ousando muito, a entrada do Renato Augusto deu qualidade ao passe e num lance de escanteio seu cruzamento foi de encontro com uma bela cabeçada o zagueiro artilheiro Gil. Na lateral direita, a entrada do Ferrugem deu maior segurança ao setor e também abriu um novo flanco de ataque. Gostei da atuação do garoto Ferrugem neste domingo na Vila. Foi ousado no ataque, seguro na marcação, bons chutes ao gol e excelente na troca de passes. Tem futuro no Corinthians. 

Para finalizar cabe uma nota de tristeza pelo comportamento de um grupo de torcedores santistas e corinthianos que brigaram nas cercanias do estádio. Quando um não quer, dois não briga. Diante das constantes cenas de violências nos clássicos não é possível ficar calado e não fazer nada. Sou da opinião que deveria ser aplicada a punição de que nos próximos 4 jogos entre Santos e Corinthians só se vendesse ingressos para a torcida do mandante.

A seguir o gráfico de desempenho da campanha do Corinthians até a décima quarta rodada. Embora apresentando um futebol feio durante quase todas as partidas do campeonato, a fotografia na tabela é bonita, pois o time manteve-se em 10 rodadas na zona de classificação da Libertadores, meta primeira para 2014. 


Créditos: Moisés Basílio Leal, agosto de 2014. 


 _____________________

Ficha Técnica - Fonte: Gazeta Espotiva Net: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/08/santos/ficha-tecnica-santos-0-x-1-corinthians.html
SANTOS 0 X 1 
Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 10 de agosto de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)
Público: 12.329 pagantes
Renda: R$ 357.125,00
Cartão Amarelo: Lucas Lima e David Braz (Santos); Guerrero, Gil e Fábio Santos (Corinthians) Cartão vermelho: Alison (Santos)
Gol: Gil, aos 38 minutos do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Zé Carlos; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Rildo), Leandro Damião (Alan Santos) e Robinho (Geuvânio)
Técnico: Oswaldo de Oliveira
CORINTHIANS: Cássio; Guilherme Andrade (Ferrugem), Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Renato Augusto) e Jadson (Romarinho); Romero e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

Um comentário:

  1. não gosto de catimba, cera, jogo desleal. tem que combater isso no futebol. anote: ferrugem é próximo ídolo do timão!

    ResponderExcluir