domingo, 28 de agosto de 2011

EMPATE NO PARANÁ, MAS TIMÃO MANTÉM LIDERANÇA COM 76% DE APROVEITAMENTO

Por Moisés Basílio

         Acompanhei o jogo pelo rádio do carro, pois hoje fui assistir à apresentação do cantor e compositor Ed Motta e sua banda, do qual sou fã. Apresentação se baseou no seu mais recente trabalho o CD Piquenique.  O jogo às 16h00 e a apresentação às 18h00. Confesso que não consegui ouvir o final do jogo, pois quando cheguei ao teatro tive que desligar o rádio lá pela metade do segundo tempo. Só fui saber do placar final depois da apresentação retornando para casa. 

         O campeonato brasileiro é muito longo. Começa em maio e termina em dezembro, num total de 38 rodadas, e acompanhar o time jogo a jogo é um desafio. Muitas vezes não dá para assistir a todos os jogos ao vivo, pela televisão ou pelo rádio, como hoje. O remédio é saber do placar depois e acompanhar as reprises pela televisão ou pela Internet, e ler a reportagem no jornal do dia seguinte.
         A Internet revolucionou o acessar da informação. Lembro que no passado distante, lá pelos idos dos anos 70, quando perdia o jogo para saber o resultado era muito difícil. Muitas vezes fui dormir sem saber o resultado e só obtinha a informação no outro dia quando ia trabalhar e lia os jornais pendurados nas bancas de jornal.  Conforme o resultado logo comprava a edição do dia, geralmente a famosa e saudosa Gazeta Esportiva, que hoje só existe em edição eletrônica. 

         Cada jeito de acompanhar uma partida tem uma emoção diferente e nos dá uma interpretação distinta do jogo. Prefiro sempre acompanhar ao jogo de corpo presente nas arquibancadas do estádio, pois aí não há nenhuma interferência e dá para sentir o pulsar da partida e formar juízo próprio de valor. Na televisão as imagens são editadas e sofremos a influência do narrador e dos comentaristas, que no afã de facilitar a compreensão do espetáculo, ou mesmo de forma intencional, acabam na maioria das vezes manipulando a informação e desviando o nosso foco para o foco deles. No rádio o problema é mais grave, pois sem o recurso da imagem ficamos na total dependência do que nos é informado pelos narradores, comentaristas e repórteres. No jornal escrito dependemos da habilidade dos repórteres que realizam a cobertura do jogo. O jornal do qual sou assinante diário tem uma péssima editoria de esportes para o meu gosto. Trabalha sempre com chavões e suas reportagens são por demais óbvias, superficiais e sem criatividade. Pelo que escrevem acho que os repórteres do jornal que assino nem se dignam a ir ao estádio fazer a cobertura do jogo. 

         Dito isso, fiquei satisfeito com o resultado da partida. Sinceramente estava esperando pelo pior. Mas o Corinthians sempre engana a gente e esse resultado anima, pois o Atlético Paranaense vem se recuperando no campeonato com bons resultados e tem um elenco de qualidade que não é para ficar na zona de rebaixamento. Vai ser muito difícil, daqui para diante, tirar pontos do Atlético em sua Arena da Baixada.
         Também vale ressaltar o primeiro gol do meia Alex, que chegou com a missão de se tornar o craque desse elenco. Tomara que esse gol seja a abertura da porteira para passar um boiada inteira. 

         Outra coisa importante é ressaltar o bom índice de aproveitamento da equipe dirigida pelo filósofo Tite que está em casa dos 76%, um índice muito alto e difícil de se manter durante muitas rodadas. Lembremos que o Corinthians terminou o campeonato brasileiro do ano de 2010 com 60% de aproveitamento e o campeão Fluminense ficou na casa dos 62%. 
        
Números do confronto:
Corinthians 1 x 1 Atlético/PR – jogo 14de38 do Brasileirão 2011.
44 jogos na história do confronto - 30 jogos no Brasileirão
Corinthians: 15 vitórias na história – 10 vitórias no Brasileirão
Atlético/PR: 15 vitórias na história – 10 vitória no Brasileirão
Empates: 15 na história – 10 empates no Brasileirão
Fonte: Agência Corinthians, 28/07 2011, Internet:

Curiosidades:
Súmula oficial do jogo: http://vai.la/2dBc  
Borderô oficial do jogo: http://vai.la/2dBd  
Vídeo dos gols: http://vai.la/2dBg

FICHA TÉCNICA – Fonte: Sítios do Terra Esporte e CBF
Domingo, 07/08/2011 às 16:00 - Curitiba/PR
Atlético-PR 1 x 1 Corinthians
Gols
Atlético-PR:
Cléber Santana, aos 35min do primeiro tempo
Corinthians:
Alex, aos 2min do segundo tempo
Atlético-PR: Renan Rocha; Edílson, Manoel, Fabrício e Paulinho; Deivid (Wendel), Cléber Santana, Kléberson e Marcinho (Rodriguinho); Madson e Morro García (Branquinho). Técnico: Renato Gaúcho
Corinthians: Danilo Fernandes; Welder (Edenílson), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Alex e Jorge Henrique (Emerson); Willian (Elias). Técnico: Tite
Cartões amarelos
Atlético-PR: Cléber Santana, Kléberson e Madson
Corinthians: Welder, Chicão, Paulinho, Jorge Henrique e Ralf
Árbitro
Francisco Carlos Nascimento (AL)
Público
25.335 pagantes
Local
Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário